Assessoria de imprensa para advogados e o Valor Econômico
Entenda como uma estratégia eficiente de marketing digital para advogados passa por entender as peculiaridades de um canal como o Valor Econômico
RELAÇÕES PÚBLICASASSESSORIA DE IMPRENSAVALOR ECONÔMICO
Gandini Comunicação Jurídica
1/27/20255 min read


Estar no Valor Econômico não é apenas uma questão de visibilidade: é uma chancela de autoridade no mercado jurídico e empresarial.
Para advogados, conseguir destaque em um veículo desse porte pode abrir novas oportunidades, atrair clientes de alto valor e consolidar uma imagem de especialista. Mas como transformar a complexidade do Direito em um tema atraente para jornalistas e leitores desse jornal tão exigente?
O segredo para se destacar vai além do conhecimento técnico e passa pela assessoria de imprensa para advogados. Estratégias bem alinhadas de marketing jurídico têm ajudado profissionais do Direito a ocuparem espaços relevantes na mídia.
Porém, o processo exige muito mais do que vontade: requer planejamento, entendimento do que a imprensa busca e um posicionamento estratégico que ressoe com o público do Valor Econômico.
Além disso, você já se perguntou o que faz com que determinados advogados sejam ouvidos por veículos como esse, enquanto outros passam despercebidos? A resposta não está apenas no conteúdo jurídico que dominam, mas na forma como se conectam com as demandas da imprensa.
Vamos explorar como alcançar essa visibilidade de maneira estratégica e consistente. Continue lendo.
O que é a assessoria de imprensa?
Primeiramente, é importante entendermos do que se trata essa estratégia. Aqui estamos falando de uma ferramenta das relações públicas com o objetivo de inserir o nome dos advogados e de seus escritórios na imprensa. Os jornalistas fazem a citação em meio às reportagens após fazerem entrevistas ou receberem a sugestão de conteúdos.
Se a inserção de peças publicitárias demanda investimento elevado, a menção por parte dos jornalistas é feita de maneira "gratuita". Contudo, é necessário oferecer informações jornalísticas que sejam de interesse do repórter e editor. O trabalho também deve ser feito por um assessor de imprensa especializado, que mantém contato com os jornalistas e irá negociar as citações.
Como ter visibilidade no Valor Econômico?
O melhor caminho é entender as peculiaridades do jornal. Separamos aqui alguns tópicos. Veja logo abaixo.
Cobertura específica
O Valor Econômico é um jornal de economia e negócios. Portanto, a maior parte da cobertura dele tem espaço apenas para temas empresariais. Contudo, o caderno "Legislação & Tributos" tem espaço para temas que não sejam necessariamente empresariais. Inclusive, este é o caderno onde há mais espaço para advogados conquistarem espaço por meio de entrevistas.
Reportagens e artigos
Há dois caminhos para o advogado conquistar visibilidade: comentários em reportagens e artigos publicados. Enquanto os comentários dependem da pauta de cobertura dos repórteres, há concorrência alta na sugestão de artigos por parte de escritórios de advocacia. É possível que um escritório paute o jornal ao propor com exclusividade a divulgação de um acórdão obtido pela banca.
Apoio no trabalho
Nenhum advogado necessita da assessoria de uma agência para conquistar espaço no Valor Econômico. Contudo, o caminho é muito mais difícil sem o apoio desta, acostumada no dia a dia a manter contato com a equipe de jornalistas do jornal e com os contatos diretos desses profissionais em mãos.
Uma agência também é útil quando um escritório não conta com um acórdão ou informação inédita para oferecer ao jornal. Uma agência tem a expertise para pensar e propor pautas ao jornal sem que dependa de material fornecido pelo escritório.
Texto e áudio
Atualmente, a agilidade cada vez mais necessária do processo de produção jornalística faz com que cada vez mais entrevistas sejam concedidas por escrito ou por meio de um áudio do WhatsApp ao invés de entrevistas por telefone ou presenciais.
Nesse caso, o sucesso de uma estratégia de obter visibilidade no Valor Econômico pode estar atrelado à agilidade do escritório para produzir os comentários que serão inseridos em reportagem. É nesse momento que a assessoria de uma agência de comunicação especializada no meio jurídico pode ser útil.
Um assessor de imprensa pode escrever os comentários e aprová-los com o advogado, que pode alterá-lo caso necessário. O apoio de uma agência torna o processo mais ágil e demanda menos tempo do advogado.
Como são as entrevistas?
Veja abaixo exemplos de citações comuns de clientes da Gandini Comunicação Jurídica no jornal Valor Econômico:
Yuri Gallinari, sócio do Yuri Gallinari Advogados, defende que as cooperativas atuam, na prática, como qualquer empresa, não havendo razão para que não sejam beneficiadas com a proteção da recuperação judicial. “Tem se tornado popular apontar o que é chamado por muitos de ‘jabuti’ em projetos legislativos. Contudo, para que seja configurada uma emenda aditiva, é necessário que palavras e termos acrescentados não façam apenas correções necessárias para tornar o projeto de lei melhor do ponto de vista técnico”, afirma ele, em relação à discussão sobre o processo legislativo. Fonte: Valor Econômico
Mayra Sampaio, advogada trabalhista e sócia do Mayra Sampaio Advocacia e Consultoria Jurídica, comentou a respeito de ação que tramita no TST e trata do controle da empresa com relação à ida do trabalhador ao banheiro durante o expediente. “Apesar de aumentar os custos para as empresas, a medida tem potencial para impedir práticas abusivas e proporcionar maior segurança jurídica”, avalia a advogada. Fonte: Valor Econômico
Conclusão
Conquistar visibilidade no Valor Econômico exige estratégia, agilidade e profundo entendimento da dinâmica editorial do jornal. A cobertura específica do caderno "Legislação & Tributos" oferece oportunidades valiosas para advogados se destacarem, seja por meio de entrevistas ou artigos publicados.
Atenção: O sucesso depende de timing e relevância das pautas apresentadas, muitas vezes facilitados pelo suporte de uma agência especializada.
Além de conectar escritórios aos jornalistas certos, uma assessoria de imprensa para advogados contribui para agilizar a produção de comentários e propor temas que atraiam a atenção da redação, mesmo quando o escritório não dispõe de material exclusivo. Essa sinergia é potencializada por estratégias de marketing digital para advogados, que ampliam o impacto das publicações e consolidam a presença online do profissional.
No final, o diferencial está na preparação e no apoio adequado. Uma agência de comunicação pode não apenas facilitar o contato com o Valor Econômico, mas também tornar o processo mais eficiente, permitindo que o advogado se concentre em sua atuação jurídica enquanto constrói uma reputação de destaque na imprensa.
Fale com a gente
E se você necessitar do auxílio de uma agência de comunicação especializada e que atende apenas advogados, saiba que pode contar com a Gandini Comunicação Jurídica.
Entre em contato conosco. Contamos com diversas opções de investimento, elaboramos planos personalizados e oferecemos demonstrações gratuitas.
Você pode conferir ainda dicas diárias e gratuitas de marketing jurídico no nosso perfil no Instagram, na nossa página no LinkedIn ou seguindo o nosso canal no WhatsApp.
E se tiver interesse, leia também o nosso guia completo sobre os cinco estilos que o advogado pode escolher para os seus posts no Instagram.
Redes sociais
Acompanhe o nosso canal de dicas de Marketing Jurídico no WhatsApp
(11) 95732-9248
/gandini-comunicacao-juridica
@gandinicomunicacao