Assessoria de imprensa para advogados: Cases de sucesso

Saiba como ser reconhecido pelo UOL e Valor Econômico. Entenda como conseguimos para um escritório 1.037 menções em veículos de imprensa em todos os estados

ASSESSORIA DE IMPRENSARELAÇÕES PÚBLICASCASES DE SUCESSO

Gandini Comunicação Jurídica

12/11/20245 min read

Case Gandini Comunicação Jurídica
Case Gandini Comunicação Jurídica

A Gandini Comunicação Jurídica escolheu três cases da agência para o artigo de hoje que exemplificam o que consideramos ser um trabalho eficiente e de sucesso de assessoria de imprensa para advogados.

O primeiro case foi escolhido para demonstrar as grandes oportunidades de visibilidade que existem em veículos de imprensa de todo o país ainda que um escritório de advocacia não conte com notoriedade pública ou no meio jurídico.

Já o segundo case que trazemos aqui exemplifica como é possível se utilizar do conhecimento jurídico de um profissional da advocacia para uma estratégia de assessoria de imprensa específica e que complemente a visibilidade com a qual já contava.

Por fim, o terceiro case demonstra como os resultados desse trabalho influenciam o dia a dia do escritório de advocacia e os benefícios que trazem em termos de relacionamento e de negócios.

E se você também tiver interesse de ler um guia completo de assessoria de imprensa para advogados, com o detalhamento de como ela funciona e com dicas, você pode clicar aqui.

Confira agora a seguir os cases que separamos.

Visibilidade em grandes portais

A Gandini Comunicação Jurídica planejou e executou uma estratégia de inserção na imprensa para um escritório full service situado na Bahia. Após uma análise dos objetivos da banca, foi traçada uma estratégia com foco nos grandes portais de âmbito nacional e nos regionais de todas as unidades federativas do país.

A métrica estabelecida para avaliar os resultados quinzenais foi o DA, nota conferida pelo Google de 0 a 100 para qualificar a credibilidade de sites.

Até o início do trabalho, o escritório praticamente não possuía inserção na imprensa e nunca havia sido mencionado por um grande portal. Os resultados podem ser conferidos na arte que ilustra este artigo e traz tabela de medição de resultados atualizada a cada clipping quinzenal compartilhado com a banca.

Durante a fase inicial do trabalho, que durou sete meses, o escritório chegou a ser citado em um período de apenas 15 dias por nada menos que 139 veículos por todo o país. Com relação aos grandes portais, com DA acima de 70/100, o recorde foi de 12 menções em uma quinzena.

Nesta quinzena específica, houve por exemplo uma menção pelo UOL; duas menções pelo Terra; uma menção pelo G1; duas menções pelo Valor Econômico; uma menção pelo R7, uma menção pelo IG; e uma menção pelo Diário do Nordeste.

O UOL é o maior portal de notícias do país, com uma média de 378,6 milhões de acessos mensais (Similar Web) dos mais variados públicos. Já o Valor Econômico, além do volume mensal de 11,06 milhões, tem forte credibilidade no meio empresarial.

O clipping desta quinzena ainda teve inserções em jornais impressos e portais como o Diário do Grande ABC, o jornal regional mais antigo do país com um portal que tem 1,06 milhão de acessos mensais. Já durante os sete meses de trabalho, houve no total nada menos que 1.037 inserções em veículos de todos os estados e DF. O escritório foi alçado para outro patamar.

A chave dessa estratégia foi aproveitar o potencial da banca no fato de ser full service junto ao relacionamento da Gandini Comunicação Jurídica com repórteres e editores por todo o país, além do foco na qualidade do conteúdo do ponto de vista técnico e jornalístico.

Vale ressaltar que a estratégia foi um sucesso ainda que o escritório não fornecesse decisões judiciais para serem divulgadas à mídia e que os sócios não fossem conhecidos publicamente ou tivessem notoriedade no meio jurídico. Ao final do trabalho, passaram a ser reconhecidos publicamente como especialistas.

Embora a assessoria de imprensa seja focada no fortalecimento da reputação com apoio à prospecção, o sucesso da estratégia chegou a ter impacto direto na captação do escritório.

Destaque para reportagem no Portal G1 relacionada a ações judiciais por conta de problemas com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O WhatsApp Business do escritório começou a ser inundado de mensagens 5 minutos após a reportagem ser publicada pelo portal da TV Globo.

Visibilidade em rádios por todo o país

Já o segundo case está relacionado a um novo escritório inaugurado por um advogado trabalhista de sucesso já com trânsito em grandes portais e no meio acadêmico.

Contudo, apesar da presença já conquistada após anos de trabalho em portais e jornais, o cliente manifestou a intenção de que o escritório e os seus profissionais passassem a ter entrada também em emissoras de rádio pelo país.

Desse modo, foi feito um trabalho de sugestão de conteúdo para a imprensa com foco em temas trabalhistas. O resultado tem sido entrevistas rotineiras do sócio do escritório e de seus associados em rádios por todo o país, com destaque para diversas filiais da Band News FM.

A chave desse trabalho tem sido entender as pautas que interessam as rádios e o funcionamento desse meio específico de mídia.

O poder do relacionamento

Por fim, a Gandini Comunicação Jurídica estruturou um trabalho de comunicação em um escritório em São Paulo na área empresarial.

A banca ainda contava com uma comunicação incipiente, com a produção de artigos para o LinkedIn. Após o trabalho da agência, o escritório passou a ser citado em reportagens de veículos estratégicos como Valor Econômico e a ter artigos publicados pelo portal do Estadão, do Jota e da ConJur.

Além disso, as colaborações para a imprensa passaram a ser repercutidas no perfil no LinkedIn da banca por meio de artes com a identidade visual que foi criada pela agência para o escritório.

Escolhemos esse case para demonstrar como os resultados do trabalho podem ir além do que é mais visível, no caso, a exposição do nome do escritório e de seus sócios em veículos de relevância. O grande ponto é que o sócio passou a impulsionar o relacionamento com parceiros e clientes potenciais, o que ajudou a fechar novos negócios.

O simples compartilhamento das reportagens e artigos do sócio com seus contatos, assim como as publicações no LinkedIn, passaram a movimentar a sua rede de contatos e de prospecção.

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E se tiver interesse, leia também o nosso guia completo sobre como é possível executar a estratégia de assessoria de imprensa sem tomar tempo algum dos advogados.