Dicas de marketing digital para advogados [Resumo Nº 2]
Confira as dicas de marketing jurídico mais recentes a respeito de temas como o uso do WhatsApp Business, a assessoria de imprensa para advogados e e-books
INBOUND MARKETINGOUTBOUND MARKETINGRESUMO SEMANAL
Gandini Comunicação Jurídica
12/2/20246 min read
Olá!
A Gandini Comunicação Jurídica publica todos os dias de segunda à sexta-feira diversas dicas de marketing digital para advogados aqui neste blog. Contudo, em meio à rotina atribulada, pode ser que você tenha perdido uma delas.
É por isso que iniciamos recentemente um resumo semanal, às segundas-feiras, com as principais dicas de marketing jurídico que destrinchamos aqui neste espaço.
Na 2ª edição desse resumo, vamos discutir:
Continue lendo para saber como planejar e executar uma estratégia eficiente e com excelência para o seu escritório.
O marketing digital para advogados
Elaboramos na última semana um guia completo de marketing jurídico destrinchando as ações mais estratégicas. Um primeiro passo é entender a diferença entre o "outbound" e "inbound" marketing jurídico.
O marketing digital para advogados pode ser amplamente impulsionado por meio de estratégias de outbound marketing, com destaque para o uso do Google Ads. Essa ferramenta poderosa permite que advogados prosperem em um mercado competitivo, atingindo públicos específicos mediante anúncios pagos.
Com o Google Ads, é possível segmentar seus anúncios com base em palavras-chave relevantes ao setor jurídico, localização geográfica, e até mesmo pelo comportamento de busca dos usuários. Isso garante que os anúncios sejam visualizados por pessoas que estão ativamente procurando serviços legais, aumentando significativamente o potencial de geração de leads qualificados.
Já o inbound marketing emergiu como uma estratégia poderosa na era digital, especialmente para advogados e escritórios de advocacia. Essa abordagem se concentra na atração de clientes potenciais por meio da criação de conteúdo relevante e valioso, que não apenas educa o público, mas também constrói autoridade e confiança ao longo do tempo.
A criação de blogs é uma pedra angular do inbound marketing. Para advogados, um blog bem mantido pode abordar questões legais comuns, fornecer atualizações sobre mudanças na legislação e oferecer conselhos práticos.
Também falamos neste guia sobre o poder das redes sociais e a assessoria de imprensa. Clique aqui para ler ele completo.
Como o advogado pode utilizar o WhatsApp Business
Atualmente cada vez mais tem se tornado popular na advocacia captar clientes por meio de anúncios no Google Ads. Contudo, o que fazer depois que os leads passam a te chamar no WhatsApp? O que fazer quando eles param de responder?
Utilizar o WhatsApp Business para converter leads gerados via Google Ads pode ser altamente eficaz quando configurado e otimizado de maneira adequada. A captação de clientes vai muito além de rodar anúncios.
O primeiro passo é configurar seu perfil empresarial no WhatsApp Business. Certifique-se de fornecer informações detalhadas e precisas sobre sua advocacia, incluindo horários de atendimento, serviços oferecidos, e dados de contato.
Atenção: Esse cuidado inicial ajuda a construir confiança e fornece uma comunicação inicial clara para potenciais clientes.
Mensagens automáticas são outra ferramenta vital que o WhatsApp Business oferece para otimização. Use as respostas automáticas para reconhecer imediatamente a recepção de uma mensagem e garantir ao lead que ele será atendido em breve.
Você deve personalizar essas mensagens para refletir o tom e os valores de sua prática, mantendo sempre um caráter profissional. Da mesma forma, as etiquetas podem ser usadas para categorizar e avaliar leads, facilitando o acompanhamento e a prioridade de resposta. Também classifique os leads de acordo com estágio de interesse ou necessidade para garantir uma gestão eficiente.
Quando potenciais clientes entram em contato através do WhatsApp Business, a forma como são respondidos na continuidade da conversa pode determinar se se tornarão clientes efetivos.
Clique aqui para ler o guia completo com exemplos práticos de mensagens típicas enviadas pelos leads e como um advogado pode respondê-las de forma eficaz.
Assessoria de imprensa para advogados
Na última semana, também elaboramos um guia completo de como advogados e escritórios de advocacia podem se tornar conhecidos na mídia de todo o país.
Veja exemplos de citações comuns de clientes da Gandini Comunicação Jurídica:
Yuri Gallinari, sócio do Yuri Gallinari Advogados, defende que as cooperativas atuam, na prática, como qualquer empresa, não havendo razão para que não sejam beneficiadas com a proteção da recuperação judicial. “Tem se tornado popular apontar o que é chamado por muitos de ‘jabuti’ em projetos legislativos. Contudo, para que seja configurada uma emenda aditiva, é necessário que palavras e termos acrescentados não façam apenas correções necessárias para tornar o projeto de lei melhor do ponto de vista técnico”, afirma ele, em relação à discussão sobre o processo legislativo. Fonte: Valor Econômico
Erick Magalhães, advogado trabalhista e sócio do Magalhães e Moreno Advogados, afirma que é como se o trabalhador estivesse demitindo a empresa por justa causa: "É como se o trabalhador pedisse uma justa causa para a empresa. A modalidade de se rescindir o contrato nas vias usuais é a empresa mandando o trabalhador embora, ou ele pedindo demissão. Então chama-se rescisão indireta porque é o trabalhador, por um justo motivo, que está previsto na lei, rescindindo o contrato." Fonte: UOL
Através de uma presença consistente na mídia, o advogado consegue demonstrar expertise e autoridade em sua área de atuação, o que gera maior confiança por parte do público. Quando essas participações são divulgadas de maneira eficaz, elas servem como um ponto de contato adicional com os clientes, reforçando a reputação e a credibilidade do escritório.
Compartilhar essas participações na imprensa diretamente com os clientes atuais é uma forma de manter o relacionamento ativo e engajado. Um simples envio de uma matéria ou entrevista onde o advogado foi destaque pode gerar uma impressão positiva, mostrando que o escritório está em constante destaque e ativamente envolvido em questões de relevância para a área jurídica.
Mas quais os caminhos para o advogado ter a sua inserção na imprensa? Veja abaixo todos eles:
Sugestão de artigos assinados pelo advogado, que podem ser escritos por ele mesmo ou pelo próprio assessor de imprensa;
Sugestão de pautas com acórdãos referente a casos que o escritório ganhou na Justiça;
Sugestão de fontes com um breve comentário de um advogado a respeito de um tema que está em evidência na mídia;
Sugestão de "personagens", clientes do escritório que se envolveram em caso na Justiça e que a sua história pode ser citada em matéria;
Eventuais notas de pautas sobre acontecimentos institucionais do escritório, que podem ser de interesse dos veículos especializados no mercado jurídico; e
Encontros de relacionamento: café ou almoços informais para apresentar o advogado aos jornalistas, sem o compromisso de que seja produzida reportagem
Clique aqui e leia o nosso guia completo.
E-books para advogados: como divulgar?
Finalizamos aqui o nosso resumo com mais um guia de marketing jurídico. Os e-books vão além de simples materiais educativos; eles são ativos digitais capazes de gerar leads qualificados e estreitar o relacionamento com o público.
Contudo, como criar um e-book que realmente engaje leitores e, ao mesmo tempo, fortaleça a presença digital do escritório?
Identificar o público-alvo é um passo crucial no desenvolvimento de e-books jurídicos que ressoem com potenciais leitores e clientes. Além disso, para um advogado que busca utilizar e-books como parte de sua estratégia de marketing jurídico, a estrutura e o conteúdo do material são cruciais.
O planejamento inicial deve incluir a identificação de temas relevantes que dialoguem com o público-alvo. Questões como legislação recente, interpretação de normas ou dicas de direitos do consumidor podem ser abordadas. O conteúdo deve ser não apenas informativo, mas também direcionado, de modo a apresentar soluções e criar valor para o leitor.
A extensão ideal de um e-book jurídico varia, mas o equilíbrio é fundamental. Um conteúdo muito extenso pode desestimular a leitura, enquanto um conteúdo muito curto pode não oferecer a profundidade necessária. Em geral, um e-book de entre 20 a 50 páginas é considerado adequado para a maioria dos temas jurídicos.
Clique aqui e leia o nosso guia completo.
Fale com a gente
Se você necessitar do auxílio de uma agência de comunicação especializada e que atende apenas advogados, saiba que pode contar com a Gandini Comunicação Jurídica.
Entre em contato conosco. Contamos com diversas opções de investimento, elaboramos planos personalizados e oferecemos demonstrações gratuitas.
Você pode conferir ainda dicas diárias e gratuitas de marketing jurídico no nosso perfil no Instagram, na nossa página no LinkedIn ou seguindo o nosso canal no WhatsApp.
E se tiver interesse, leia também o nosso texto explicativo sobre as recomendações mais recentes da OAB sobre o uso de Inteligência Artificial.
Redes sociais
Acompanhe o nosso canal de dicas de Marketing Jurídico no WhatsApp
(11) 95732-9248
/gandini-comunicacao-juridica
@gandinicomunicacao