Marketing jurídico: Dicas de SEO para advogados e escritórios

Confira um guia completo de marketing digital sobre como escrever textos otimizados e atrair clientes via buscas no Google

Gandini Comunicação Jurídica

3/18/20248 min read

marketing digital para advogados e escritórios de advocacia
marketing digital para advogados e escritórios de advocacia

Quando se trata de escrever um texto otimizado para SEO no âmbito do marketing jurídico, existem algumas diretrizes específicas que os advogados e escritórios de advocacia devem seguir. O blog da Gandini Comunicação Jurídica elaborou um guia completo que irá utilizar o Direito Previdenciário como exemplo.

Contudo, as dicas também são úteis para qualquer negócio jurídico que seja focado em áreas que buscam a pessoa física como cliente. Outros exemplos são escritórios especializados em Direito Trabalhista, Civil, do Consumidor e da Família.

Atualmente, os motores de busca do Google cada vez mais prezam pela qualidade dos textos. Desse modo, redigir um texto otimizado para SEO da melhor forma e com a maior relevância possível é o caminho para atrair novos clientes e aumentar a autoridade da sua marca.

Confira o guia a seguir.

Sumário

1. A importância de pensar nas palavras-chave
1.1 Como pesquisar as palavras-chave
1.2 Incluir os termos no texto
1.3 A quantidade de palavras-chave
2. A qualidade dos textos otimizados
3. Estrutura do texto
4. Seus clientes potenciais podem acessar pelo celular
5. Os links no texto otimizado para SEO
5.1 Links internos
5.2 Links externos
5.21 A importância dos backlinks
5.22 Como conseguir backlinks para o seu site
6. O blog e o marketing digital para advogados
7. O SEO e o marketing digital para advogados

1. A importância de pensar nas palavras-chave

Em primeiro lugar, é fundamental realizar uma pesquisa de palavras-chave relevantes para o seu nicho de atuação no Direito Previdenciário. Isso ajudará a identificar quais termos e frases são mais buscados pelos usuários na internet.

1.1 Como pesquisar as palavras-chave

A pesquisa auxilia a identificar quais termos são mais relevantes para o seu conteúdo e quais têm maior volume de busca. É possível utilizar ferramentas como o Keyword Tool, Answer The Public e Google Trends.

1.2 Incluir os termos no texto

É importante que você utilize as palavras-chave de forma estratégica ao longo do texto. Inclua-as no título, nos subtítulos e ao longo do conteúdo, de forma natural e sem exageros. Lembre-se de que o objetivo é criar um texto otimizado para SEO, mas também agradável para os leitores.

Além de identificar as palavras-chave mais buscadas, é importante considerar a concorrência delas. Algumas palavras-chave podem ter um alto volume de busca, mas também uma alta concorrência. Se muitas pessoas e empresas têm utilizado elas, isso irá dificultar o ranqueamento nos resultados de pesquisa.

Uma estratégia eficiente é buscar por palavras-chave de "cauda longa", ou seja, termos mais específicos e menos genéricos. Essas palavras-chave geralmente têm um volume de busca menor, mas também uma concorrência menor. Há muito mais chances de ranqueamento.

E é importante considerar a intenção de busca por trás das palavras-chave. Algumas pessoas podem buscar informações gerais sobre Direito Previdenciário, enquanto outras podem ter um interesse específico por orientações jurídicas sobre a aposentadoria por invalidez, por exemplo.

Portanto, ao realizar a pesquisa de palavras-chave, leve em consideração não apenas o volume de busca e a concorrência, mas também a relevância e a intenção de busca por trás delas.

Atenção: É importante que as palavras-chave sejam inseridas de forma estratégica no código de programação do site, como nas tags de cabeçalho (h1, h2, h3), nas tags de imagem (alt text), nos links internos e na chamada "meta description".

A meta description consiste no resumo que aparece nos resultados de busca do Google e é uma oportunidade de convencer o usuário a clicar no seu link. Utilize palavras-chave relevantes e crie uma descrição atrativa e persuasiva. Caso tenha dúvidas, peça a ajuda de um profissional de confiança.

1.3 A quantidade de palavras-chave

É fundamental ter em mente que o texto otimizado para SEO deve ser produzido por um profissional técnico e com redação de qualidade. Geralmente, ele é redigido por jornalistas, profissionais de relações públicas ou publicitários.

O melhor exemplo de o porquê é preciso contar com um profissional especializado está na necessidade de haver cautela com o exagero no uso das palavras-chave. O que ocorre é que o Google e outros mecanismos de busca estão cada vez mais inteligentes e conseguem identificar quando um conteúdo é otimizado de forma excessiva.

Desse modo, você deve evitar esse uso excessivo das palavras-chave, pois isso pode ser interpretado pelos mecanismos de busca como uma tentativa de manipulação e resultar em penalizações. Você deve ter em mente que a qualidade do conteúdo é fundamental para atrair e engajar os leitores.

Atenção: Chamado de “black hat”, o uso excessivo de palavras-chave pode ser punido até com o banimento do nome do advogado ou do escritório das buscas do Google. Você pode ter em mente que uma palavra-chave foco do artigo pode aparecer de 1 a 3 vezes a cada 100 palavras. Se tiver dúvidas, peça a ajuda de um profissional especializado.

Por fim, a inclusão das palavras-chave é fundamental no texto otimizado, mas é apenas uma parte da estratégia de SEO. Há outros fatores como a qualidade do conteúdo, a otimização para dispositivos móveis e a presença de links de qualidade. Eles são muito importantes para melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa.

2. A qualidade dos textos otimizados

Como ressaltamos, é fundamental criar conteúdo relevante e de qualidade para os leitores ao escrever um texto otimizado para SEO. Isso significa que o texto deve ser informativo, útil e abordar as principais dúvidas e preocupações do seu público-alvo no âmbito do Direito Previdenciário. Ao fornecer informações valiosas, você estará estabelecendo sua autoridade no assunto e aumentando as suas chances de atrair potenciais clientes.

Atenção: Você deve apresentar no texto um conteúdo original e relevante. Jamais faça a cópia de textos de outros sites. O Google valoriza a originalidade e a qualidade do conteúdo e é importante que você produza um texto único e que agregue valor para os leitores.

3. Estrutura do texto

Outro aspecto importante a ser considerado é a estrutura do seu texto. É recomendável dividir o conteúdo em seções ou tópicos. Você pode criar um sumário e utilizar títulos e subtítulos para facilitar a leitura e a compreensão do texto. Isso também ajuda os mecanismos de busca a entenderem a estrutura do seu conteúdo e indexá-lo corretamente.

É fundamental que o seu texto seja bem estruturado. Utilize parágrafos curtos, títulos e subtítulos para facilitar a leitura. Inclua também imagens e vídeos relacionados ao tema, pois isso ajuda a enriquecer o conteúdo e a manter o leitor engajado.

Atenção: Quanto ao tamanho do texto, ele necessita ter a partir de 300 palavras para que os motores do Google façam a indexação da forma correta. Uma média recomendável é de que tenha em torno de 1.447 palavras, mas o texto pode chegar até 2.000. Textos longos costumam ser ranqueados melhor.

4. Seus clientes potenciais podem acessar pelo celular

A otimização para dispositivos móveis é fundamental. Por conta do uso de smartphones e tablets, é essencial que o seu site e as suas páginas se adaptem a diferentes dispositivos. Isso garantirá uma melhor experiência para os usuários e pode ajudar a melhorar seu posicionamento nos resultados de busca.

5. Os links no texto otimizado para SEO

A presença de links no texto é fundamental para que ele seja ranqueado pelo Google da melhor forma possível. E eles podem ser divididos em links internos e externos.

5.1 Links internos

Trata-se dos links que conectam diferentes páginas dentro do seu próprio site. Eles ajudam os visitantes a navegarem pelo seu conteúdo de forma fácil e organizada, além de distribuir a autoridade de página entre as diferentes páginas do seu site.

Ao criar uma estrutura de links internos bem planejada, você melhora a experiência do usuário e fortalece a relevância do seu conteúdo.

5.2 Links externos

Eles são os links que apontam do seu site para outros sites externos. Podem ser utilizados para fornecer referências, citar fontes ou estabelecer parcerias estratégicas com outros sites relevantes. Além disso, ajudam a aumentar a credibilidade do seu site, desde que sejam direcionados para fontes confiáveis e relacionadas ao tema do seu conteúdo.

5.21 A importância dos backlinks

É na categoria dos links externos que estão incluídos os tão desejados backlinks. São eles os links de outros locais que direcionam para o seu site. Consistem em uma espécie de "voto de confiança na web", já que indicam aos motores de busca que o seu conteúdo é valioso e relevante. Quanto mais backlinks de qualidade você tiver apontando para o seu site, maior será sua autoridade e a classificação nos resultados de pesquisa.

5.22 Como conseguir backlinks para o seu site

Há diversas formas de obter esses links. Confira abaixo estratégias que podem ser utilizadas:

  • Produzir conteúdo de qualidade: quanto mais útil e original for o seu conteúdo, maiores serão as chances de outros sites linkarem para ele.

  • Participar de "guest posts" e fazer colaborações: contribuir como autor convidado em blogs e sites relevantes para o seu setor é uma excelente maneira de obter backlinks. A ideia é entrar em contato com outros profissionais jurídicos ou sites especializados em sua área de atuação e se oferecer para colaborar com artigos informativos e de alta qualidade em troca de um link para o seu site.

  • Cultivar um relacionamento com outros profissionais jurídicos: é fundamental que você mantenha uma rede de contatos sólida com outros advogados, juristas e profissionais do setor jurídico. Isso pode levar a oportunidades de colaboração e compartilhamento de conteúdo, o que resulta em valiosos backlinks para o seu site.

  • Ser ativo nas redes sociais: É estratégico que você compartilhe o seu conteúdo nas redes. Ao estabelecer sua presença nessas plataformas, você pode atrair a atenção de outros usuários e obter backlinks de forma natural para o seu site.


6. O blog e o marketing digital para advogados

De uma maneira geral, os profissionais jurídicos devem ter em mente que têm a oportunidade de se posicionarem como autoridades no campo do Direito Previdenciário. O marketing de conteúdo oferece orientações jurídicas úteis para aqueles que buscam informações sobre benefícios previdenciários, aposentadoria e outros aspectos relacionados.

Além disso, um blog bem gerenciado pode aumentar a visibilidade online do escritório de advocacia, gerar tráfego qualificado para o site e atrair potenciais clientes interessados no que você oferece. Com uma estratégia de redação SEO eficaz, é possível alcançar uma posição de destaque nos resultados de pesquisa, tornando-se mais acessível para aqueles que buscam assistência jurídica.

Confira alguns exemplos de assuntos para um blog de quem atua com foco em Direito Previdenciário:

  • Como faz para se aposentar pela aposentadoria especial?

  • Quem tem direito à Revisão da Vida Toda?

  • Quem tem direito à pensão por morte? Como conseguir?

  • Auxílio-acidente do INSS: o que é, como funciona e quem tem direito

  • Quais as regras da aposentadoria por invalidez?

  • Como faz para se aposentar pela aposentadoria especial?


Também é possível pensar em temas mais gerais:

  • Aposentadoria em 2024: o que mudou e como se aposentar mais rápido

  • Revisão da aposentadoria no INSS: como pedir e como funciona?


7. O SEO e o marketing digital para advogados

Por fim, o SEO é importante porque a maioria das pessoas busca informações jurídicas online antes de tomar qualquer decisão. Se um potencial cliente estiver procurando por um advogado especializado em Direito Previdenciário, por exemplo, é essencial que o seu site esteja entre os primeiros resultados de pesquisa.

Atenção: Os usuários tendem a confiar mais nos sites que aparecem no topo das páginas de resultados. Portanto, se o seu site não estiver bem otimizado para SEO, você pode perder oportunidades com relação a obter novos clientes.

Portanto, não deixe de investir em técnicas de SEO para garantir o sucesso do seu negócio jurídico. E, claro, saiba que você pode contar sempre com a Gandini Comunicação Jurídica para a redação de textos otimizados e o uso de outras ferramentas de marketing digital para advogados e escritórios de advocacia.

A nossa missão é atrair novos clientes para o seu negócio e aumentar a autoridade da sua marca.