Assessoria de imprensa para advogados: O que são as aspas?
Entenda este jargão importante dentro de uma estratégia de marketing para advogados com o objetivo de obter visibilidade na mídia
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Gandini Comunicação Jurídica
4/17/202510 min read


A assessoria de imprensa para advogados tem se consolidado como uma das estratégias mais eficazes para conquistar visibilidade na mídia e reforçar a autoridade profissional. No entanto, um detalhe muitas vezes negligenciado pode fazer toda a diferença nos resultados: as chamadas "aspas", ou seja, as declarações dadas aos jornalistas.
As aspas são o que, de fato, aparecem entre as falas do advogado nas reportagens. Elas influenciam diretamente a forma como o público percebe o profissional e seu posicionamento. Saber usá-las com estratégia é um diferencial pouco explorado, mas extremamente poderoso.
Neste guia completo, vamos mostrar por que as aspas devem ser encaradas com a mesma seriedade de um argumento jurídico. Você vai entender como pequenas falas podem ampliar sua reputação ou comprometer sua imagem — e o que fazer para usá-las a seu favor.
Confira a seguir.
Assessoria de imprensa para advogados
Primeiramente, é importante que expliquemos o que é essa estratégia de comunicação. Ela se trata de uma ferramenta das relações públicas e de marketing que tem o objetivo de inserir o nome dos advogados e de seus escritórios na imprensa. Os jornalistas fazem a citação em meio às reportagens após fazerem entrevistas ou receberem a sugestão de conteúdos.
Se a inserção de peças publicitárias demanda investimento elevado, a menção por parte dos jornalistas é feita de maneira "gratuita". Contudo, é necessário oferecer artigos, comentários e informações jornalísticas que sejam de interesse do repórter, produtor ou editor.
O trabalho também deve ser feito por um assessor de imprensa especializado em jornalismo e direito, que mantém contato com os jornalistas e irá alinhar as citações ou artigo a ser publicado.
Ferramentas de assessoria de imprensa jurídica
Confira abaixo quais são os caminhos pelos quais o assessor de imprensa irá buscar inserir o nome do advogado ou de escritório em publicações na mídia:
Sugestão de artigos assinados pelo advogado, que podem ser escritos por ele mesmo ou pelo próprio assessor de imprensa;
Sugestão de pautas com acórdãos referente a casos que o escritório ganhou na Justiça;
Sugestão de fontes com um breve comentário de um advogado a respeito de um tema que está em evidência na mídia;
Sugestão de "personagens", clientes do escritório que se envolveram em caso na Justiça e que a sua história pode ser citada em matéria;
Eventuais notas de pautas sobre acontecimentos institucionais do escritório, que podem ser de interesse dos veículos especializados no mercado jurídico; e
Encontros de relacionamento: café ou almoços informais para apresentar o advogado aos jornalistas, sem o compromisso de que seja produzida reportagem
Afinal, o que são as "aspas"?
As aspas são citações diretas de advogados em uma reportagem usadas para transmitir opiniões, insights ou informações relevantes. São as declarações concedidas pelos profissionais de advocacia aos jornalistas para comentar ou explicar determinado assunto.
Veja exemplos de citações comuns de clientes da Gandini Comunicação Jurídica:
Mayra Sampaio, advogada trabalhista e sócia do Mayra Sampaio Advocacia e Consultoria Jurídica, comentou a respeito de ação que tramita no TST e trata do controle da empresa com relação à ida do trabalhador ao banheiro durante o expediente. “Apesar de aumentar os custos para as empresas, a medida tem potencial para impedir práticas abusivas e proporcionar maior segurança jurídica”, avalia a advogada. Fonte: Valor Econômico
Erick Magalhães, advogado trabalhista e sócio do Magalhães e Moreno Advogados, afirma que é como se o trabalhador estivesse demitindo a empresa por justa causa: "É como se o trabalhador pedisse uma justa causa para a empresa. A modalidade de se rescindir o contrato nas vias usuais é a empresa mandando o trabalhador embora, ou ele pedindo demissão. Então chama-se rescisão indireta porque é o trabalhador, por um justo motivo, que está previsto na lei, rescindindo o contrato." Fonte: UOL
"Entrar com o processo pode ser uma ótima escolha para o consumidor uma vez que que é interessante não apenas para reter o ressarcimento, como também conseguir um dano moral, uma vez que o dano moral não vai ser pago sem a Justiça, mas também para forçar as empresas no cunho educativo do dano moral", afirmou a advogada consumerista Brisa Nogueira em entrevista à TV Globo a respeito de casos de cancelamento de voo.
Dica: Ao darem entrevistas, os advogados devem buscar dar declarações que facilmente possam ser destacadas nas matérias. Uma fala repleta de vírgulas, por exemplo, é mais difícil de ser destacada principalmente na mídia impressa.
Além disso, é interessante investir em frases de efeito sem que se perca o conteúdo e caia no sensacionalismo. Os repórteres e editores também têm preferência por declarações mais opinativas do que somente informativas ou descritivas.
E como dar as declarações?
Fornecer as "aspas", ou seja, dar declarações aos jornalistas, tem sido cada vez mais fácil! As rádios, por exemplo, têm facilitado a participação de advogados em entrevistas ao vivo, permitindo que elas sejam realizadas por telefone ou videoconferência.
Atenção: Grandes emissoras, além de transmitirem pelo rádio, também fazem transmissões simultâneas pelo YouTube, exibindo imagens tanto do estúdio quanto do entrevistado, que pode participar de qualquer lugar do mundo.
Além das entrevistas ao vivo, muitas rádios aceitam entrevistas gravadas, o que simplifica ainda mais o processo. Nesse caso, uma agência especializada em assessoria de imprensa para advogados faz todo o trabalho de intermediação. O advogado, por sua vez, precisa apenas gravar um áudio no WhatsApp comentando sobre um tema jurídico específico.
A agência se encarrega de enviar o áudio à produção da rádio, que o insere em uma reportagem ou programa. Esse formato permite que advogados compartilhem seus conhecimentos e alcancem um público mais amplo de maneira prática e eficiente.
Nas emissoras de TV, o cenário é semelhante. Embora algumas produções ainda prefiram entrevistas presenciais, muitas emissoras já se adaptaram às novas tecnologias e realizam entrevistas por videoconferência. Esse método tem se mostrado extremamente eficaz para advogados, que podem participar diretamente de seus escritórios, sem a necessidade de deslocamento até os estúdios.
Além disso, algumas emissoras aceitam vídeos previamente gravados pelos próprios advogados, que são enviados pelas agências de assessoria e inseridos nas matérias, otimizando ainda mais o tempo.
As entrevistas por videoconferência para TV se tornaram populares durante a pandemia de Covid-19, quando o isolamento social impediu a presença física de entrevistados nos estúdios.
Esse movimento já havia sido impulsionado muito antes da crise sanitária pelo jornalista Heródoto Barbeiro, que, como apresentador do Jornal da Record News, começou a adotar essa prática. Desde então, as videoconferências se consolidaram como um formato eficiente para entrevistas televisivas, garantindo praticidade e qualidade.
Atualmente, Heródoto Barbeiro é âncora do principal jornal da Rádio Nova Brasil FM, um dos veículos com os quais a Gandini Comunicação Jurídica mantém uma relação sólida, intermediando entrevistas de advogados com frequência.
A assessoria de imprensa para advogados, nesse sentido, facilita não só o acesso a veículos de comunicação importantes, mas também garante que os advogados sejam ouvidos de forma profissional e estratégica, elevando sua reputação.
Integrar entrevistas de rádio e TV à estratégia de marketing digital para advogados é uma forma inteligente de aumentar a visibilidade do profissional. Através dessas aparições, o advogado pode alcançar um público muito maior e se posicionar como referência em sua área, conquistando mais clientes e fortalecendo sua marca no mercado jurídico.
Por fim, no caso das entrevistas para jornais, revistas e portais de notícias, as entrevistas também podem ocorrer com facilidade. É comum que repórteres compartilhem questões por escrito e a própria agência de comunicação pode respondê-las e aprová-las com o escritório.
As agências também podem de maneira rápida extrair comentários dos advogados sobre temas em evidência e os enviar aos jornalistas, que podem os incluir em reportagens.
Mas é importante entender a imprensa
Um erro muito comum cometido pelos advogados e escritórios de advocacia é não entender o funcionamento da imprensa e não oferecer aos jornalistas as informações e conteúdos que eles desejam. Claro, isto deverá ser feito ainda alinhado à estratégia e aos interesses dos advogados. Contudo, é necessário que a abordagem à imprensa tenha teor jornalístico.
É comum todos os dias que os jornalistas recebam dezenas de sugestões de reportagens que não contam com qualquer relevância jornalística. E é aí que surge a oportunidade: quando o jornalista se depara com uma fonte boa, sempre irá buscá-la novamente.
Atenção: Por conta disso, a Gandini Comunicação Jurídica conta uma equipe de assessores de imprensa que fizeram a carreira na redação de veículos de imprensa e entendem o processo midiático além dos temas inerentes ao Direito.
Ser uma fonte disponível, didática e rápida é o caminho para o sucesso na assessoria de imprensa. O jornalista sempre lembrará de você e o chamará para conceder novas entrevistas.
Evite o "juridiquês"
Seguimos agora com algumas dicas para esse relacionamento com a imprensa. Já mencionamos que é importante se atentar as "aspas", as declações concedidas aos jornalistas.
E quando se trata de conceder entrevistas, é essencial que os profissionais jurídicos sejam sucintos. Os advogados devem buscar ser didáticos e evitar o "juridiquês" sem utilizar jargões do universo jurídico. Desse modo, será facilitado o trabalho do jornalista que tem a missão de fazer com que a sua matéria seja compreendida por qualquer pessoa.
Atenção: É raro para os jornalistas encontrar um advogado que dê entrevistas com essas características mencionadas. Se você atendê-las, eles sempre vão lembrar de você quando precisarem de fontes para outras matérias.
Ser sucinto e didático durante uma entrevista é mais do que uma simples recomendação. Trata-se de uma estratégia essencial para tornar informações complexas acessíveis e compreensíveis para todos os públicos.
Ao evitar jargões jurídicos excessivos e explicar conceitos de forma clara e simples, os advogados podem ainda construir uma conexão mais forte com o seu público e transmitir a sua mensagem de maneira eficaz.
Lembre do papel da mídia
Ao se relacionarem com a imprensa, os advogados devem lembrar que ela é considerada no Brasil um 4ª Poder que se equipara ao Ministério Público.
Listamos abaixo duas prerrogativas e garantias constitucionais que ela possui:
Sigilo da fonte jornalística: os jornalistas não são obrigados a revelarem a identidade dos seus entrevistados (Art. 5º da CF, inciso XIV); e
Liberdade de imprensa: a mídia não pode ser censurada na divulgação de qualquer informação (Art. 220º da CF, § 1º e 2º)
Entenda a relação com as empresas
A imprensa vende um produto com características específicas: a notícia. Para um advogado ou escritório de advocacia conseguir colocar os seus interesses na mídia, é preciso se encaixar na linguagem desse formato.
Confira como é produzido o texto jornalístico:
Estrutura de pirâmide invertida: As informações são organizadas e apresentadas na ordem das mais importantes até as menos relevantes;
Texto que evita a presença de adjetivos no caso de jornais impressos e sites;
Informações são publicadas apenas com a citação de fontes confiáveis, a exemplo de pessoas e dados estatísticos;
Texto didático, que não deve trazer dúvidas aos leitores ou espectadores
A matéria jornalística sempre traz interesses com duas características básicas: fatos de interesse público ou fatos de interesse do público.
Entenda abaixo:
Interesse público: fatos com relevância para a sociedade e que impactam a vida das pessoas. Exemplos: aumento do número de recusas de benefícios por parte do INSS; decisão do STF a respeito do vínculo empregatício de motoristas de aplicativo; e crescimento do número de casos de "Golpe do Pix"
Interesse do público: fatos incomuns, que despertam a atenção e geram curiosidade. Exemplos: aposentado com 92 anos se deslocou de maca até uma agência do INSS para pedir o benefício; escritório de advocacia comemora o dia 8 de março e anuncia que 70% do seu quadro societário é composto por mulheres; casal disputa a guarda compartilhada de 12 animais de estimação
Por conta disso, é fundamental que o material de empresas sugerido para a mídia não tenha conotação comercial. Os jornalistas, por princípio, não podem publicar conteúdo de caráter publicitário. Não combina com o produto que eles necessitam vender, a notícia.
Atenção: Um erro comum cometido por empresas é buscar colocar informações na mídia com caráter publicitário sem se adaptar ao estilo jornalístico. O resultado é uma relação conflituosa entre jornalistas e assessores de imprensa.
A Gandini Comunicação Jurídica se destaca por criar relacionamento com os jornalistas sem cometer esse equívoco.
Atenção: Esse ponto se trata de adaptação do discurso. Os veículos de mídia também são empresas privadas e possuem os seus interesses. Inclusive, essa é outra questão que é importante de ser levada em conta no trabalho de assessoria de imprensa e comunicação jurídica.
Conclusão
A assessoria de imprensa é uma estratégia muito interessante para os advogados quando eles se atentam às "aspas", ou seja, as declarações concedidas aos jornalistas. Isto não é difícil: basta ser estratégico.
Os operadores de Direito costumam ser fontes muito requisitadas pelos repórteres para dar a sua opinião a respeito das áreas em que atuam. São considerados "especialistas" pelos repórteres e editores.
Ao contrário de porta-vozes de produtos e serviços, que costumam não oferecer informações de interesse para a imprensa, os advogados auxiliam todos os dias a comentar os temas que são noticiados pela mídia.
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E se tiver interesse, leia também o nosso guia completo sobre as regras da OAB com relação ao cartão de visitas do advogado.
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