Marketing Jurídico: O que é o funil de vendas?

Entenda como o marketing digital pode atrair novos clientes e aumentar a autoridade da marca de advogados e escritórios de advocacia

Gandini Comunicação Jurídica

3/19/20246 min read

marketing jurídico para advogados e escritórios
marketing jurídico para advogados e escritórios

O marketing jurídico é uma estratégia cada vez mais utilizada por advogados e escritórios de advocacia para atrair e conquistar clientes. Com o avanço da tecnologia e o aumento da concorrência no mercado jurídico, é fundamental adotar estratégias de marketing digital para se destacar e alcançar resultados positivos.

É nesse sentido que o inbound marketing (marketing de atração) se destaca em relação ao outbound marketing. Enquanto o primeiro não depende de investimentos contínuos e faz os clientes potenciais irem até você, o segundo está preso a crescentes investimentos.

Para se utilizar dessa estratégia mais moderna, é fundamental entender no que consiste o chamado "funil de vendas".

Confira a seguir o resumo elaborado pelo blog e não deixe para amanhã a atração de novos clientes para o seu negócio jurídico.

Sumário

1. O que é o funil de vendas?
1.1 Topo do funil
1.2 Meio do funil
1.3 Fundo do funil
1.4 O fundo não é o final
2. A importância do desenho desse caminho
3. Utilizar o funil de vendas na prática
3.1 O blog para advogados e escritórios
3.2 Outras ferramentas de inbound marketing
4. Conclusão

1. O que é o funil de vendas?

Uma das principais estratégias do marketing jurídico é o funil de vendas, que permite segmentar e direcionar as ações de marketing de forma eficiente. Ele é um modelo que representa o caminho percorrido pelo cliente desde o momento em que ele tem o primeiro contato com o advogado ou escritório até a efetivação da contratação dos serviços jurídicos.

O funil se divide em três etapas principais: topo, meio e fundo.

1.1 Topo do funil

Na etapa do topo, também conhecida como "atração", o objetivo é atrair o maior número possível de potenciais clientes (leads) para o escritório. Nessa fase, são utilizadas estratégias de marketing de conteúdo. Aqui se encaixa a produção de artigos jurídicos relevantes em um blog, por exemplo. É nesse momento que o lead passará pelo aprendizado e pela descoberta de como solucionar o problema que ele carrega.

1.2 Meio do funil

Nessa etapa, também conhecida como "relacionamento" ou "consideração", o objetivo é nutrir os leads gerados na etapa anterior e transformá-los em prospects qualificados. São oferecidos materiais mais aprofundados como e-books, webinars e consultorias gratuitas. O objetivo é educar o cliente em potencial sobre os serviços jurídicos oferecidos por você e mostrar a expertise da equipe.

Por meio do relacionamento com o lead, ele irá considerar fechar um contrato e ingressar com ação para pedir a revisão de um benefício previdenciário, por exemplo.

1.3 Fundo do funil

Por fim, nesta etapa também conhecida como "vendas" ou "conversão", o objetivo é converter os prospects em clientes efetivos. São realizadas ações mais diretas como o envio de propostas comerciais personalizadas, a realização de reuniões e a negociação de honorários.

Atenção: Outra vantagem do inbound marketing em relação ao outbound marketing é que ele se baseia em atrair os clientes de forma não intrusiva, oferecendo conteúdos relevantes e de qualidade, ao invés de interromper o cliente com anúncios invasivos.

O inbound marketing permite construir um relacionamento de confiança com o cliente desde o primeiro contato, o que aumenta as chances de conversão e fidelização.

1.4 O fundo não é o final

É importante ressaltar que o funil de vendas não termina na conversão, mas sim no pós-venda, com o objetivo de fidelizar o cliente e gerar indicações.

O inbound marketing conta um processo contínuo. Desse modo, não se trata apenas de atrair e converter leads, mas também de fidelizar os clientes já conquistados. Após a efetivação do contrato, é fundamental manter um relacionamento próximo com o cliente, de modo que ainda ofereça suporte a ele e acompanhe a sua jornada jurídica.

Para isso, é necessário utilizar ferramentas de automação de marketing a exemplo da RD Station, que permite o gerenciamento eficiente dos contatos e o acompanhamento do processo de vendas. Com o auxílio de ferramentas como essa, é possível criar estratégias personalizadas para cada etapa do funil, o que garante uma abordagem adequada para cada tipo de cliente.

Além disso, é importante monitorar e analisar os resultados do funil de vendas, a fim de identificar possíveis gargalos e oportunidades de melhoria. Por meio de métricas como taxa de conversão, tempo médio de venda e ticket médio, é possível avaliar a eficácia das estratégias adotadas e fazer ajustes quando necessário. Caso tenha dúvidas sobre algumas dessas ferramentas, procure por um profissional especializado.

2. A importância do desenho desse caminho

O funil de vendas é uma ferramenta essencial para o sucesso de um advogado ou escritório de advocacia. Ao compreender e aplicar corretamente esse modelo, é possível atrair e converter leads de forma eficiente, além de fidelizar os clientes já conquistados. Portanto, é fundamental investir tempo e recursos na elaboração de uma estratégia de funil de vendas adequada às necessidades do seu escritório.

3. Utilizar o funil de vendas na prática

Agora que você sabe como funciona esse desenho do caminho do lead até a conversão, é importante entender como utililizá-lo de forma prática. A ferramenta mais vantajosa atualmente para advogados e escritórios de advocacia é oferecer um blog com orientações jurídicas em seu site. Contudo, há também outros exemplos de canais de atração.

3.1 O blog para advogados e escritórios

O inbound marketing é uma ferramenta poderosa para quem busca a pessoa física como cliente a exemplo do Direito Previdenciário, Trabalhista, Civil, do Consumidor, entre outros. O primeiro desses ramos é onde mais essa área do marketing tem se destacado.

Os textos publicados em um blog acabam por atrair a pessoa física com o seu problema que necessita de solução. E convencem ela a adquirir o serviço jurídico a partir da autoridade da marca.

Os advogados tem percebido que um blog os auxiliar a conquistar novos clientes e faz com que a sua marca ganha cada vez mais autoridade sobre os ramos em que atuam.

O site de um dos escritórios de advocacia previdenciários do país que mais investem atualmente em marketing de atração recebe em torno 388 mil visitas por mês de potenciais clientes.

Confira a seguir exemplos de clientes potenciais que são atraídos por textos com orientações jurídicas:

• O aposentado que não sabe como pedir a revisão do benefício;
• O trabalhador que busca a equiparação salarial;
• O consumidor que quer a devolução do dinheiro pago por produto ou serviço

O site do escritório que utilizamos como exemplo aparece sempre entre as primeiras buscas no Google com relação a dúvidas sobre aposentadoria e benefícios. Técnicas de redação e de inbound marketing estabeleceram a autoridade da sua marca com relação ao Direito Previdenciário.

É fundamental que os textos do blog sejam otimizados para SEO (Search Engine Optimization). Devem ser incluídos neles elementos que estimulam o Google a ranquear os textos do blog entre os primeiros resultados das suas buscas.

Confira alguns exemplos:

• Palavras-chave que remetem às pesquisas que são feitas pelo potencial cliente (lead);
• Links que remetem para o próprio site e para fora dele;
• Uso de títulos, intertítulos e listas;
• Parágrafos de no máximo 4 linhas;
• Conteúdo relevante: a qualidade do texto é fator muito importante para os motores de busca do Google; e
• Elementos no código do site (Exemplos: título da página e heading tags)

Além disso, é fundamental que seja pensada e executada a melhor estratégia possível para maximizar os resultados. Isso só é possível quando o trabalho é feito por um profissional especializado.

O blog conta com um texto explicativo sobre como pensar na melhor estratégia. Clique aqui para ler.

3.2 Outras ferramentas de inbound marketing

Os textos publicados no blog podem ser reunidos em ebooks gratuitos. Eles são oferecidos aos clientes potenciais que fazem o download após preencherem formulário de contato. Trata-se de uma estratégia que amplia o banco de e-mails e de números de WhatsApp utilizado pelo advogado ou escritório para prospectar.

E outros exemplos de canais utilizados no marketing de atração são as redes sociais como o Instagram, Facebook, YouTube e TikTok. Advogados podem se relacionar com os seus possíveis clientes não apenas por meio de textos e imagens, mas com vídeos que falam de forma direta para quem necessita de auxílio jurídico.

Atenção: O LinkedIn é uma rede social voltada a empresas. Portanto, não é eficaz para atrair clientes para escritórios que buscam a pessoa física, a exemplo dos focados em Direito Previdenciário e Trabalhista.

4. Conclusão

Entender o funil de vendas é fundamental para o sucesso do marketing jurídico. Advogados e escritórios de advocacia podem aplicá-lo em suas estratégias digitais a exemplo de manter um blog com orientações jurídicas.

O funil de vendas permite direcionar potenciais clientes desde a descoberta até a conversão, de modo que seja feita a melhor comunicação jurídica.

Ao oferecer conteúdo relevante e informativo em seu blog, os advogados podem atrair e e se relacionar com os leads, aumentar a sua visibilidade online e os converter em novos clientes. Desse modo, o marketing digital torna-se uma ferramenta poderosa para fortalecer a presença online e alcançar o sucesso no mercado jurídico.

E se você necessitar de ajuda para iniciar e executar a sua estratégia de inbound marketing, sabe que pode contar com a a agência Gandini Comunicação Jurídica. A nossa missão é atrair novos clientes para você e aumentar a autoridade da sua marca.