Assessoria de imprensa para advogados dá resultado? [Guia completo]
Entenda como é possível que um escritório de advocacia tenha sucesso nessa estratégia e garantia 100% dos resultados. Saiba qual é o principal erro cometido
RELAÇÕES PÚBLICASASSESSORIA DE IMPRENSACOMUNICAÇÃO INTEGRADA
Gandini Comunicação Jurídica
12/18/202419 min read
Destacar-se não é mais uma opção, mas cada vez mais uma necessidade atualmente no mercado da advocacia.
Para isso, o marketing digital para advogados e a assessoria de imprensa voltada a escritórios têm se mostrado duas das estratégias mais eficazes. No entanto, não basta apenas adotar essas ferramentas: é preciso contar com um planejamento estratégico e com a garantia 100% de resultados.
Porém, qual é a abordagem certeira para não apenas conquistar novos clientes, mas também se consolidar como uma referência em sua área de atuação?
Organizamos um guia demonstrando quais são os caminhos para isto, explicando como funciona a assessoria de imprensa para advogados e também com exemplos para serem estudados.
A assessoria de imprensa para advogados, quando bem executada, é uma forma poderosa de construir e reforçar a imagem profissional. Afinal, estar presente nos principais veículos de comunicação traz não apenas reconhecimento, mas também confiança.
Confira a seguir o nosso guia mais completo e atualizado.
O que é a assessoria de imprensa?
Primeiramente, é importante explicarmos que ela se trata de uma ferramenta das relações públicas com o objetivo de inserir o nome dos advogados e de seus escritórios na imprensa. Os jornalistas fazem a citação em meio às reportagens após fazerem entrevistas ou receberem a sugestão de conteúdos.
Se a inserção de peças publicitárias demanda investimento elevado, a menção por parte dos jornalistas é feita de maneira "gratuita". Contudo, é necessário oferecer informações jornalísticas que sejam de interesse do repórter e editor. O trabalho também deve ser feito por um assessor de imprensa especializado, que mantém contato com os jornalistas e irá negociar as citações.
Ferramentas de assessoria de imprensa jurídica
Confira abaixo quais são os caminhos pelos quais o assessor de imprensa irá buscar inserir o nome do advogado ou de escritório em publicações na mídia:
Sugestão de artigos assinados pelo advogado, que podem ser escritos por ele mesmo ou pelo próprio assessor de imprensa;
Sugestão de pautas com acórdãos referente a casos que o escritório ganhou na Justiça;
Sugestão de fontes com um breve comentário de um advogado a respeito de um tema que está em evidência na mídia;
Sugestão de "personagens", clientes do escritório que se envolveram em caso na Justiça e que a sua história pode ser citada em matéria;
Eventuais notas de pautas sobre acontecimentos institucionais do escritório, que podem ser de interesse dos veículos especializados no mercado jurídico; e
Encontros de relacionamento: café ou almoços informais para apresentar o advogado aos jornalistas, sem o compromisso de que seja produzida reportagem
Assessoria de imprensa vale a pena para advogados?
Sim, com certeza. Os operadores de Direito costumam ser fontes muito requisitadas pelos repórteres para dar a sua opinião a respeito das áreas em que atuam. São considerados "especialistas" pelos repórteres e editores.
Ao contrário de porta-vozes de produtos e serviços, que costumam não oferecer informações de interesse para a imprensa, os advogados auxiliam todos os dias a comentar os temas que são noticiados pela mídia.
Veja exemplos de citações comuns de clientes da Gandini Comunicação Jurídica:
Yuri Gallinari, sócio do Yuri Gallinari Advogados, defende que as cooperativas atuam, na prática, como qualquer empresa, não havendo razão para que não sejam beneficiadas com a proteção da recuperação judicial. “Tem se tornado popular apontar o que é chamado por muitos de ‘jabuti’ em projetos legislativos. Contudo, para que seja configurada uma emenda aditiva, é necessário que palavras e termos acrescentados não façam apenas correções necessárias para tornar o projeto de lei melhor do ponto de vista técnico”, afirma ele, em relação à discussão sobre o processo legislativo. Fonte: Valor Econômico
Erick Magalhães, advogado trabalhista e sócio do Magalhães e Moreno Advogados, afirma que é como se o trabalhador estivesse demitindo a empresa por justa causa: "É como se o trabalhador pedisse uma justa causa para a empresa. A modalidade de se rescindir o contrato nas vias usuais é a empresa mandando o trabalhador embora, ou ele pedindo demissão. Então chama-se rescisão indireta porque é o trabalhador, por um justo motivo, que está previsto na lei, rescindindo o contrato." Fonte: UOL
Um escritório é considerado relevante ao estar presente na mídia e os advogados podem compartilhar as publicações junto a seus colegas e em seus canais. Embora a assessoria de imprensa seja mais focada em reforçar a autoridade da marca do que atrair clientes, a inserção em matérias também pode resultar na procura do escritório por parte de leitores ou de espectadores.
Casos de sucesso
Antes de explicarmos as formas pelas quais a assessoria de imprensa voltada a escritórios de advocacia dá resultados e os caminhos para ter uma estratégia eficiente, separamos aqui três cases da Gandini Comunicação Jurídica.
Esses casos de sucesso exemplificam o que consideramos ser um trabalho eficiente e de sucesso de assessoria de imprensa para advogados.
Case 1: Visibilidade em grandes portais
A Gandini Comunicação Jurídica planejou e executou uma estratégia de inserção na imprensa para um escritório full service situado na Bahia. Após uma análise dos objetivos da banca, foi traçada uma estratégia com foco nos grandes portais de âmbito nacional e nos regionais de todas as unidades federativas do país.
A métrica estabelecida para avaliar os resultados quinzenais foi o DA, nota conferida pelo Google de 0 a 100 para qualificar a credibilidade de sites.
Até o início do trabalho, o escritório praticamente não possuía inserção na imprensa e nunca havia sido mencionado por um grande portal. Os resultados podem ser conferidos na arte que ilustra este artigo e traz tabela de medição de resultados atualizada a cada clipping quinzenal compartilhado com a banca.
Durante a fase inicial do trabalho, que durou sete meses, o escritório chegou a ser citado em um período de apenas 15 dias por nada menos que 139 veículos por todo o país. Com relação aos grandes portais, com DA acima de 70/100, o recorde foi de 12 menções em uma quinzena.
Nesta quinzena específica, houve por exemplo uma menção pelo UOL; duas menções pelo Terra; uma menção pelo G1; duas menções pelo Valor Econômico; uma menção pelo R7, uma menção pelo IG; e uma menção pelo Diário do Nordeste.
O UOL é o maior portal de notícias do país, com uma média de 378,6 milhões de acessos mensais (Similar Web) dos mais variados públicos. Já o Valor Econômico, além do volume mensal de 11,06 milhões, tem forte credibilidade no meio empresarial.
O clipping desta quinzena ainda teve inserções em jornais impressos e portais como o Diário do Grande ABC, o jornal regional mais antigo do país com um portal que tem 1,06 milhão de acessos mensais.
Já durante os sete meses de trabalho, houve no total nada menos que 1.037 inserções em veículos de todos os estados e DF. O escritório foi alçado para outro patamar.
A chave dessa estratégia foi aproveitar o potencial da banca no fato de ser full service junto ao relacionamento da Gandini Comunicação Jurídica com repórteres e editores por todo o país, além do foco na qualidade do conteúdo do ponto de vista técnico e jornalístico.
Vale ressaltar que a estratégia foi um sucesso ainda que o escritório não fornecesse decisões judiciais para serem divulgadas à mídia e que os sócios não fossem conhecidos publicamente ou tivessem notoriedade no meio jurídico. Ao final do trabalho, passaram a ser reconhecidos publicamente como especialistas.
Embora a assessoria de imprensa seja focada no fortalecimento da reputação com apoio à prospecção, o sucesso da estratégia chegou a ter impacto direto na captação do escritório.
Destaque para reportagem no Portal G1 relacionada a ações judiciais por conta de problemas com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O WhatsApp Business do escritório começou a ser inundado de mensagens 5 minutos após a reportagem ser publicada pelo portal da TV Globo.
Case 2: Visibilidade em rádios por todo o país
Já o segundo case está relacionado a um novo escritório inaugurado por um advogado trabalhista de sucesso já com trânsito em grandes portais e no meio acadêmico.
Contudo, apesar da presença já conquistada após anos de trabalho em portais e jornais, o cliente manifestou a intenção de que o escritório e os seus profissionais passassem a ter entrada também em emissoras de rádio pelo país.
Desse modo, foi feito um trabalho de sugestão de conteúdo para a imprensa com foco em temas trabalhistas. O resultado tem sido entrevistas rotineiras do sócio do escritório e de seus associados em rádios por todo o país, com destaque para diversas filiais da Band News FM.
A chave desse trabalho tem sido entender as pautas que interessam as rádios e o funcionamento desse meio específico de mídia.
Case 3: O poder do relacionamento
A Gandini Comunicação Jurídica estruturou um trabalho de comunicação em um escritório em São Paulo na área empresarial.
A banca ainda contava com uma comunicação incipiente, com a produção de artigos para o LinkedIn. Após o trabalho da agência, o escritório passou a ser citado em reportagens de veículos estratégicos como Valor Econômico e a ter artigos publicados pelo portal do Estadão, do Jota e da ConJur.
Além disso, as colaborações para a imprensa passaram a ser repercutidas no perfil no LinkedIn da banca por meio de artes com a identidade visual que foi criada pela agência para o escritório.
Escolhemos esse case para demonstrar como os resultados do trabalho podem ir além do que é mais visível, no caso, a exposição do nome do escritório e de seus sócios em veículos de relevância. O grande ponto é que o sócio passou a impulsionar o relacionamento com parceiros e clientes potenciais, o que ajudou a fechar novos negócios.
O simples compartilhamento das reportagens e artigos do sócio com seus contatos, assim como as publicações no LinkedIn, passaram a movimentar a sua rede de contatos e de prospecção.
A importância de pensar em uma estratégia
Os cases mencionados neste guia envolvem escritórios com focos e objetivos diferentes, mas todos tiveram sucesso. Isto ocorre porque em todos esses casos houve o planejamento e a execução de uma estratégia específica.
A assessoria de imprensa para advogados deve envolver um planejamento estratégico cuidadoso, que leve em consideração os objetivos e a área de atuação do escritório. No marketing digital para advogados, é essencial identificar em quais veículos de comunicação o escritório deve ser inserido e quais regiões são mais relevantes para sua prospecção de clientes.
Por exemplo, se o escritório tem uma estratégia de atuação local, a assessoria deve focar em veículos regionais. Caso o escritório atenda em todo o país, incluindo por videoconferência, é fundamental expandir a divulgação para veículos de imprensa nacionais.
Lembrete: Com o avanço das tecnologias, os advogados estão cada vez mais aptos a realizar atendimentos online, inclusive participando de audiências telepresenciais, o que permite uma abrangência maior na captação de clientes.
A assessoria de imprensa, nesse caso, deve destacar essas facilidades, mostrando como o escritório consegue atender clientes de diferentes regiões com a mesma qualidade de serviço, independentemente da localização. A divulgação em portais de notícias, revistas e veículos online pode fortalecer ainda mais essa imagem de flexibilidade e inovação.
Para escritórios que precisam atuar em audiências presenciais distantes da sede, a assessoria pode também enfatizar a utilização de advogados correspondentes. Isso demonstra a capacidade do escritório de gerenciar processos em diversas localidades, mesmo sem ter uma sede física em cada uma delas.
Essa flexibilidade deve ser explorada pela assessoria de imprensa para advogados como um diferencial competitivo, mostrando que o escritório está preparado para atender clientes de forma eficiente em qualquer lugar do país.
A importância de garantir os resultados
Este ponto aqui é muito importante. A assessoria de imprensa para advogados desempenha um papel fundamental ao construir a visibilidade e autoridade dos profissionais no mercado.
Porém, para que o trabalho seja eficiente, é essencial que a agência estabeleça metas claras de inserção na imprensa, criando previsibilidade e otimizando os esforços.
Embora a assessoria de imprensa seja essencialmente um trabalho de relacionamento com jornalistas, sem garantias absolutas de que entrevistas serão concedidas ou artigos publicados, a definição de metas é um ponto-chave.
Atenção: Essas metas funcionam como guias para organizar o trabalho e garantir um fluxo contínuo de esforços em direção a resultados tangíveis. Para os escritórios que contratam o serviço, isso significa maior transparência e a possibilidade de acompanhar o desempenho da agência em tempo real.
A organização interna da assessoria também se beneficia dessa prática. Metas claras permitem que a equipe dedique seu tempo de forma estratégica, priorizando contatos com veículos e jornalistas que tenham mais afinidade com os temas abordados pelos advogados e otimizando o tempo empregado nas ações executadas.
Essa abordagem aumenta as chances de sucesso nas pautas e garante que o trabalho seja realizado de forma ágil e eficiente, respeitando a agenda corrida dos profissionais jurídicos.
Além disso, é fundamental que a agência busque não apenas atingir, mas superar as metas estabelecidas. Essa postura proativa demonstra comprometimento e garante que o escritório contratante receba mais do que o esperado, aumentando a percepção de valor do serviço.
A superação de metas é um indicativo claro da dedicação da agência em maximizar os resultados e fortalecer ainda mais a imagem do advogado ou do escritório no mercado. Esse equilíbrio entre planejamento e resultados concretos é o que garante o sucesso da estratégia e a tranquilidade dos profissionais, que podem focar no que realmente importa: a prática jurídica.
Preciso ter tempo para o trabalho de assessoria?
Não! É evidente que a disponibilidade dos sócios para se envolver no trabalho de assessoria é positiva e impulsiona os resultados. Entretanto, em meio à rotina atribulada de um escritório de advocacia, o ideal é que os advogados não necessitem dispensar muito tempo para esse trabalho.
O melhor dos mundos é apenas os sócios do escritório receberem os resultados após decidirem investir nessa estratégia. Contudo, para isso, é necessário que se tenha o apoio de uma agência especializada com a expertise para escrever textos jurídicos em nome do escritório a serem divulgados para a imprensa.
Atenção: O material sempre deve passar pela aprovação da banca, mas o ideal é que a agência tenha expertise para escrever qualquer texto mesmo que seja mais técnico ou envolva jurisprudência. Desse modo, artigos podem ser produzidos pela equipe de comunicação, aprovados pelo escritório e enviados a veículos de imprensa.
Além disso, o que também facilita essa dinâmica de não tomar o tempo dos sócios do escritório está no fato de que as entrevistas têm sido concedidas de forma cada vez mais acessível e prática.
As rádios, por exemplo, têm facilitado a participação de advogados em entrevistas ao vivo, permitindo que elas sejam realizadas por telefone ou videoconferência. Grandes emissoras, além de transmitirem pelo rádio, também fazem transmissões simultâneas pelo YouTube, exibindo imagens tanto do estúdio quanto do entrevistado, que pode participar de qualquer lugar do mundo.
Além das entrevistas ao vivo, muitas rádios aceitam entrevistas gravadas, o que simplifica ainda mais o processo. Nesse caso, uma agência especializada em assessoria de imprensa para advogados faz todo o trabalho de intermediação. O advogado, por sua vez, precisa apenas gravar um áudio no WhatsApp comentando sobre um tema jurídico específico.
A agência se encarrega de enviar o áudio à produção da rádio, que o insere em uma reportagem ou programa. Esse formato permite que advogados compartilhem seus conhecimentos e alcancem um público mais amplo de maneira prática e eficiente.
Nas emissoras de TV, o cenário é semelhante. Embora algumas produções ainda prefiram entrevistas presenciais, muitas emissoras já se adaptaram às novas tecnologias e realizam entrevistas por videoconferência. Esse método tem se mostrado extremamente eficaz para advogados, que podem participar diretamente de seus escritórios, sem a necessidade de deslocamento até os estúdios.
Além disso, algumas emissoras aceitam vídeos previamente gravados pelos próprios advogados, que são enviados pelas agências de assessoria e inseridos nas matérias, otimizando ainda mais o tempo. As entrevistas por videoconferência para TV se tornaram populares durante a pandemia de Covid-19, quando o isolamento social impediu a presença física de entrevistados nos estúdios.
Esse movimento já havia sido impulsionado muito antes da crise sanitária pelo jornalista Heródoto Barbeiro, que, como apresentador do Jornal da Record News, começou a adotar essa prática. Desde então, as videoconferências se consolidaram como um formato eficiente para entrevistas televisivas, garantindo praticidade e qualidade.
Atualmente, Heródoto Barbeiro é âncora do principal jornal da Rádio Nova Brasil FM, um dos veículos com os quais a Gandini Comunicação Jurídica mantém uma relação sólida, intermediando entrevistas de advogados com frequência.
A assessoria de imprensa para advogados, nesse sentido, facilita não só o acesso a veículos de comunicação importantes, mas também garante que os advogados sejam ouvidos de forma profissional e estratégica, elevando sua reputação.
Integrar entrevistas de rádio e TV à estratégia de marketing digital para advogados é uma forma inteligente de aumentar a visibilidade do profissional. Através dessas aparições, o advogado pode alcançar um público muito maior e se posicionar como referência em sua área, conquistando mais clientes e fortalecendo sua marca no mercado jurídico.
Já no caso das entrevistas para jornais, revistas e portais de notícia, as entrevistas também podem ocorrer com facilidade. É comum que repórteres compartilhem questões por escrito e a própria agência de comunicação pode respondê-las e aprová-las com o escritório.
As agências também podem de maneira rápida extrair comentários dos advogados sobre temas em evidência e os enviar aos jornalistas, que podem os incluir em reportagens.
E o marketing digital para advogados?
Por fim, há uma dúvida comum se a assessoria de imprensa para advogados consiste em uma estratégia de marketing jurídico.
Conceitualmente, ela se trata de uma estratégia de relações públicas com foco no fortalecimento da reputação. Como já observamos em um dos cases que trouxemos neste artigo, é possível que ela teve impacto direto na captação de novos clientes. Uma menção da banca em uma reportagem do Portal G1 resultou cinco minutos depois em diversas mensagens de leads no WhatsApp Business.
Contudo, o foco da assessoria de imprensa para advogados é na reputação. E esse é o principal ponto em que muitos escritórios falham ao não conseguir os resultados que esperam e ao não utilizar essa estratégia de forma correta.
Caso um escritório de advocacia tenha como objetivo ter visibilidade na imprensa, fortalecer a sua marca e movimentar o relacionamento com os parceiros atuais e possíveis clientes, terá impacto direto no uso desta ferramenta.
Já se a banca tem como foco a captação de novos clientes, deve utilizar a assessoria de imprensa em apoio a outras estratégias de marketing jurídico. E é aqui que muitos escritórios pecam na execução da estratégia.
Atenção: A visibilidade na imprensa pode ser a diferença no sucesso de estratégias de marketing e geralmente pouco é aproveitada, sem que haja integração entre todas as ações de comunicação promovidas.
Entenda a seguir como fazer a integração de forma correta.
Imprensa e landing pages
Quando se trata de atrair potenciais clientes por meio de marketing digital, o Google Ads é uma ferramenta poderosa que os advogados podem utilizar de forma eficaz. Ao criar campanhas com Google Ads, advogados conseguem direcionar tráfego altamente qualificado para as suas landing pages, promovendo seus serviços de forma segmentada e eficiente. O primeiro passo neste processo envolve a criação de campanhas.
E ao mesmo tempo, se a presença de um advogado na imprensa desempenha um papel crucial na construção de sua autoridade e credibilidade. Quando esses elementos são incorporados diretamente nas landing pages, eles atuam como uma poderosa prova social, aumentando significativamente a confiança dos visitantes.
Essencialmente, as participações na imprensa demonstram que o advogado é uma fonte confiável e respeitada de conhecimento, o que pode ser decisivo para potenciais clientes na hora de escolher a quem confiar seus problemas legais.
Uma maneira eficaz de integrar esse conteúdo é através da inclusão de citações e links para entrevistas ou artigos em que o advogado tenha participado. Por exemplo, se o advogado foi entrevistado por um jornal reconhecido ou apareceu em um programa de televisão, os logotipos desses meios de comunicação podem ser incluídos nas landing pages.
Atenção: Isso não apenas atrai o olhar do visitante, mas também reforça a autoridade do advogado na área legal.
Adicionalmente, trechos de vídeo ou áudio das participações do advogado na mídia podem ser incorporados na landing page. Esses trechos podem ser acompanhados por uma breve descrição ou análise do conteúdo apresentado, proporcionando ao visitante uma visão rápida e eficaz da expertise do advogado.
Para maximizar o impacto dessas inserções, é fundamental posicioná-las estrategicamente na página. Por exemplo, uma seção próxima ao topo da página, com o título "Na Imprensa" ou "Reconhecimento na Mídia", pode capturar imediatamente a atenção do visitante. Usar chamadas visuais como ícones ou caixas de destaque para essas citações e entrevistas também pode ser eficaz.
Exemplos de boas práticas incluem sites de advogados conhecidos que utilizam citações de artigos prestigiados ou entrevistas empolgantes como "O advogado X foi descrito pelo Jornal Y como um líder em Direito Ambiental". Este tipo de conteúdo, quando bem integrado, pode aumentar substancialmente a taxa de conversão, transformando visitantes em clientes.
Isso ocorre porque a prova social fornecida pelas participações na imprensa adiciona uma camada de credibilidade e confiança, elementos cruciais em qualquer decisão de contratação.
Imprensa e redes sociais
Quando falamos em anúncios no Google Ads e em landing pages, estamos falando da estratégia de "outbound marketing" quando buscamos novos clientes de forma ativa. Contudo, há outro tipo de estratégia de marketing: o "inbound marketing" ou marketing de atração.
O inbound marketing é uma estratégia eficaz que se baseia em atrair e engajar potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e educativo. Diferente do marketing tradicional, que frequentemente utiliza abordagens interruptivas, o inbound busca construir um relacionamento de confiança e credibilidade ao disponibilizar informações valiosas que atendem às necessidades e dúvidas do público-alvo.
As redes sociais são canais de comunicação importantes dentro da estratégia para se relacionar com os clientes potenciais até que eles decidam por agendar uma consulta ou fechar um contrato com um escritório de advocacia, por exemplo. E aqui também entra a estratégia de assessoria de imprensa.
A chave do sucesso é a geração de conteúdo. Ao transformar participações dos advogados na mídia em postagens para redes sociais, os escritórios de advocacia podem atrair um público mais amplo, destacando o nome da firma e o conhecimento de seus membros em plataformas como o Instagram e o LinkedIn.
A importância de compartilhar artigos, menções e press releases nas redes sociais vai além de meramente informar; fortalece a reputação e credibilidade do escritório enquanto estabelece uma presença digital sólida.
Imprensa e SEO
Por fim, o Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de estratégias de inbound marketing destinadas a melhorar a visibilidade de um site nos resultados dos motores de busca. No contexto dos serviços jurídicos, SEO para advogados implica a aplicação de técnicas específicas para otimizar um site jurídico, visando atrair mais clientes potenciais e aumentar a visibilidade online.
A criação de sites para advogados que contemplem a divulgação na imprensa é uma estratégia de marketing digital para advogados que traz excelentes resultados para o SEO.
Quando o site de um escritório de advocacia inclui notícias e menções na mídia, ele ganha em credibilidade e relevância aos olhos dos mecanismos de busca. Publicações na imprensa ajudam a construir uma imagem sólida e demonstram a autoridade do escritório, fatores que o Google leva em conta ao classificar sites, o que contribui diretamente para o SEO para advogados.
Uma vantagem desse tipo de conteúdo é o aumento da qualidade das visitas. Visitantes que chegam ao site por meio de buscas no Google tendem a permanecer mais tempo em páginas que exibem materiais ricos e relevantes, como entrevistas e artigos publicados na imprensa.
Esse engajamento aumenta o tempo de permanência no site e reduz a taxa de rejeição, que são dois indicadores importantes para o Google. Assim, o investimento em divulgação na imprensa reforça a estratégia de SEO e melhora o posicionamento do site nos resultados de busca.
Para escritórios de advocacia, unir SEO para advogados com assessoria de imprensa representa um diferencial competitivo, uma vez que são duas estratégias que se complementam perfeitamente. O marketing digital para advogados através do SEO aumenta a visibilidade do site em buscas orgânicas, atraindo mais leads qualificados.
Já a assessoria de imprensa trabalha na construção de uma imagem de confiança e autoridade, o que também é um ponto forte para a percepção do público e dos algoritmos de busca.
Integrar essas duas estratégias é crucial para o sucesso online dos advogados. O SEO para advogados se beneficia do aumento na autoridade do domínio, enquanto a assessoria de imprensa amplia o alcance da marca do escritório.
Ambos os métodos contribuem para o engajamento dos usuários no site, uma vez que o público tende a considerar o conteúdo mais relevante quando ele conta com o respaldo da imprensa. Com isso, o escritório atrai um público qualificado que, ao perceber o valor do conteúdo, permanece no site e se engaja com as demais páginas.
Por fim, escritórios de advocacia que investem nessa estratégia integrada de marketing digital para advogados conseguem se destacar de maneira sustentável e escalável. O conteúdo noticiado pela imprensa e publicado no site passa a ser visto como confiável, gerando visitas mais qualificadas e impulsionando o SEO para advogados.
Com isso, o escritório consolida sua presença online e amplia suas oportunidades de negócio, beneficiando-se de uma estratégia completa que une marketing digital e relações públicas.
Conclusão
Ao longo deste guia, ficou evidente que o marketing digital para advogados e a assessoria de imprensa para advogados não são apenas ferramentas complementares, mas pilares essenciais para o sucesso em um mercado jurídico cada vez mais competitivo.
Quando utilizadas de forma estratégica, essas ações permitem que advogados construam uma reputação sólida, conquistem novos clientes e consolidem sua posição como autoridades em suas áreas de atuação.
No entanto, o verdadeiro diferencial está na execução. Estratégias genéricas não funcionam para advogados que buscam resultados de verdade. É aqui que a integração entre o marketing digital e a assessoria de imprensa faz toda a diferença.
A chave para o sucesso está no planejamento personalizado, focado nos objetivos e necessidades de cada profissional. Não se trata apenas de ser visto, mas de ser reconhecido e lembrado. Com uma abordagem estratégica e alinhada às melhores práticas, é possível alcançar resultados consistentes e garantir que cada investimento traga um retorno mensurável.
E o sucesso no mercado jurídico exige compromisso com a excelência e visão de longo prazo. O marketing digital para advogados e a assessoria de imprensa são mais do que ferramentas; são caminhos para se destacar, construir uma marca forte e conquistar o público certo.
Agora é sua vez de colocar essas estratégias em prática e levar sua advocacia para o próximo nível. O conhecimento está em suas mãos; o próximo passo depende de você. A jornada para o reconhecimento e o sucesso começa aqui!
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E se tiver interesse, leia também o nosso guia com 5 dicas de assessoria de imprensa para advogados.
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