Marketing digital: como divulgar seu escritório de advocacia?

A Redação SEO é um dos tipos de marketing que o advogado pode fazer para atrair clientes e se tornar mais conhecido

Gandini Comunicação Jurídica

7/16/20249 min read

Um homem usando terno em uma mesa lendo um papel
Um homem usando terno em uma mesa lendo um papel

Advogados e escritórios de advocacia têm encontrado no marketing digital uma ferramenta essencial para atrair clientes e consolidar suas marcas.

E para alcançar o sucesso desejado, é fundamental desenvolver uma estratégia bem definida e entender as métricas de sucesso.

É nesse sentido que o chamado Retorno sobre o Investimento (ROI) emerge como uma métrica crucial, permitindo avaliar de forma objetiva os resultados das ações de marketing.

Elaboramos um guia completo para explorar a importância de definir uma estratégia eficaz, a utilização do ROI, e as abordagens de marketing outbound e inbound. É importante destacar como o marketing de atração, por meio de blogs e conteúdo relevante, pode ser uma poderosa solução para advogados e escritórios de advocacia.

Confira a seguir.

A importância de definir a estratégia

Antes de refletirmos a respeito dos resultados do marketing jurídico para advogados e escritórios de advocacia, é importante entendermos dois fatores: como medir o sucesso do investimento e como operar a melhor estratégia.

O que é o ROI?

O ROI (Retorno sobre o Investimento) consiste em uma métrica financeira. O seu cálculo é feito pela Receita Gerada - Custos e Investimentos.

Parece uma simples subtração, mas ela é útil para definirmos a sua estratégia como falaremos a seguir. Além disso, o resultado das ações de marketing eram medidos antigamente por meio de uma avaliação subjetiva.

O conceito de ROI passou a ser utilizado conforme o marketing digital se popularizou.

Outbound marketing

O outbound marketing consiste no marketing mais tradicional e conhecido. É a estratégia de buscar os clientes de forma direta. Exemplos são peças publicitárias na televisão, anúncios nas redes sociais e as conhecidas e indesejadas ligações de telemarketing.

Atenção: É preciso lembrar ainda que os advogados lidam com regras por parte da OAB que limitam o outbound marketing. Uma ação mais comum é investir em mídia paga (Google Ads).

Trata-se de uma área do marketing eficaz, mas que é dependente do investimento feito nela. Os resultados param de chegar assim que você suspende os anúncios, por exemplo.

Contudo, a estratégia é bem diferente no caso do marketing de atração.

Inbound marketing

Já o marketing de atração, por sua vez, atrai os clientes para que eles cheguem até você. A isca é o conteúdo relevante que é apresentado a ele por meio da sua marca.

A solução de marketing jurídico mais promissora hoje para advogados e escritórios de advocacia é criar um blog e atrair clientes potenciais (leads) a partir das buscas no Google.

Um post explicativo sobre como pedir a revisão da sua aposentadoria, por exemplo, é encontrado nas buscas por segurados do INSS que necessitam dessa informação.

O resultado é atrair essas pessoas que tem um problema que pode ser solucionado pelo seu serviço. Além da captação de clientes, manter textos com orientações jurídicas eleva a autoridade da sua marca aos olhos de quem chega até o seu site.

Um ponto importante é que os resultados seguem mesmo que o investimento seja cessado já que os textos do blog continuam ranqueados nos sites de busca.

Os textos publicados no blog podem ser reunidos em ebooks gratuitos. Eles são oferecidos aos clientes potenciais que fazem o download após preencherem formulário de contato. Trata-se de uma estratégia que amplia o banco de e-mails e de números de WhatsApp utilizado pelo advogado ou escritório para prospectar.

Outros exemplos de canais utilizados no marketing de atração são as redes sociais como o Instagram, Facebook, YouTube e TikTok. Advogados podem se relacionar com os seus possíveis clientes não apenas por meio de textos e imagens, mas com vídeos falando diretamente para quem necessita de auxílio jurídico.

Confira as principais vantagens do marketing de atração para advogados e escritórios de advocacia:

  • Alto ROI (Retorno sobre o Investimento);

  • Ciclo de vendas: o cliente te indica para outras pessoas ou mesmo volta a fechar negócio;

  • Constrói banco de contatos para enviar e-mails ou prospectar de outras maneiras;

  • Automação por meio de plataformas como a RD Station; e

  • É possível segmentar e personalizar essas campanhas


Blog e marketing de conteúdo

O inbound marketing é uma ferramenta poderosa tanto para quem busca a pessoa física como a jurídica em termos de atração de clientes potenciais. O que acontece é que o marketing conta com os mercados B2B (Business to Business), focado nas empresas, e B2C (Business to Consumer), focado na pessoa física.

Os mercados B2B (business to business) e B2C (business to consumer) possuem características distintas, mas também compartilham algumas semelhanças, especialmente no contexto jurídico. No mercado B2B, as transações ocorrem entre empresas, onde o relacionamento e a confiança são fatores cruciais.

As decisões de compra geralmente envolvem múltiplos tomadores de decisão e um ciclo de vendas mais longo. Por outro lado, o mercado B2C lida diretamente com o consumidor final, onde as decisões de compra são mais rápidas e impulsionadas por fatores emocionais e conveniência.

Uma das principais diferenças está na abordagem do marketing para advogados em cada segmento. No B2B, as estratégias de SEO e inbound marketing devem focar em conteúdos educacionais e técnicos que agreguem valor e demonstrem expertise.

Atenção: Isso inclui textos com orientações jurídicas que abordem soluções para problemas específicos enfrentados por outras empresas. Já no B2C, o conteúdo deve ser mais acessível e engajador, utilizando blogs, redes sociais e vídeos para atrair e converter consumidores.

Apesar dessas diferenças, há semelhanças significativas entre os dois mercados. Ambos exigem uma compreensão profunda do público-alvo e a criação de conteúdo relevante e de alta qualidade. As estratégias de SEO são fundamentais para aumentar a visibilidade online e atrair tráfego qualificado para o site.

Além disso, tanto no B2B quanto no B2C, é essencial utilizar palavras-chave eficazes, como 'marketing advogados', para garantir que o conteúdo seja facilmente encontrado pelos motores de busca.

Fique atento: Em ambos os mercados, a personalização e a segmentação são estratégias eficazes para atender às necessidades específicas dos clientes.

Clique aqui para ler um artigo apenas sobre esse assunto.

Estratégia para advogados e escritórios

O motivo pelo qual o inbound marketing tem cada vez mais se popularizado nos escritórios é o fato de eles conquistarem novos clientes e perceberem como a sua marca ganha autoridade sobre os ramos em que atuam.

Confira a seguir exemplos de clientes potenciais que são atraídos por textos com orientações jurídicas:

• O aposentado que não sabe como pedir a revisão do benefício;
• O empresário que necessita contestar autos de infração na Justiça ou pela via administrativa;
• O consumidor que quer a devolução do dinheiro pago por produto ou serviço

Portanto, os temas dos textos no blog devem oferecer as respostas aos problemas vividos pelas pessoas que são clientes potenciais (leads) do seu negócio.

Técnicas empregadas no blog

A estratégia funciona por meio da redação de textos otimizados para SEO (Search Engine Optimization).

São utilizados elementos que estimulam o Google a ranquear os textos do blog entre os primeiros resultados das suas buscas.

Confira alguns exemplos:

• Palavras-chave que remetem às pesquisas que são feitas pelo potencial cliente (lead);
• Links que remetem para o próprio site e para fora dele;
• Uso de títulos, intertítulos e listas;
• Parágrafos de no máximo 4 linhas;
• Conteúdo relevante: a qualidade do texto é fator muito importante para os motores de busca do Google; e
• Elementos no código do site (Exemplos: título da página e heading tags)

Trabalho de marketing de conteúdo

Há um passo a passo para dar vida e manter o blog. Veja também abaixo:

• Análise do site do advogado ou do escritório;
• Adequações com relação ao código do site e às mudanças necessárias para melhor ranqueamento no Google;
• Instalação de pop-ups e criação de formulários para visitantes deixarem os seus contatos;
• Criação ou adequação de página de blog no site;
• Redação e aprovação de e-mails automatizados para os potenciais clientes (leads) que se cadastram no site;
• Produção e publicação regular dos textos;
Análise constante do funil de vendas do site: atração dos potenciais clientes (leads), relacionamento, venda e pós-venda; e
• Ciclo de vendas: fidelização do cliente para a adquirir serviço ou fazer a indicação do escritório para outros leads

A importância de pensar no seu público

Para definifir a melhor estratégia de inbound marketing, é fundamental decidir quais clientes potenciais você buscará atrair.

Isso passa, em um primeiro momento, pelas temas dos textos que serão publicados no blog. Eles não são pensados apenas com relação às buscas no Google. Também devem estar relacionados à expertise do advogado ou escritório e a demanda percebida por ele.

Outro ponto importante é que o atendimento virtual se popularizou principalmente depois da Covid-19.

É possível que o blog do advogado ou do escritório busque atrair leads em todo o Brasil ou apenas na região em que atua. Essa decisão deve ser tomada sabendo que o público nacional é maior. Por outro lado, a concorrência na "corrida de ranqueamento" do Google também é.

Optar pelo público local pode ser interessante para advogados e escritórios que atuam em cidades menores e nas quais há pouca ou nenhuma concorrência com relação à criação e manutenção de blog.

A análise como um pilar do marketing de atração

Por fim, pensar na estratégia de marketing de conteúdo é saber que a análise constante do trabalho feito é um pilar fundamental do inbound marketing.

É o dia a dia do trabalho que vai demonstrar quais assuntos tem atraído mais tráfego das buscas do Google, por exemplo. Isso pode mesmo até contrariar as expextativas do advogado ou escritório que enxergava mais procura em determinado assunto.

O trabalho de marketing de atração deve ser avaliado e aprimorado constantemente para que se acalcance os melhores resultados.

Resultados a curto, médio e longo prazo

Investir em um blog de marketing de conteúdo faz com que o advogado e escritório de advocacia obtenha um resultado imediato assim que o trabalho se inicia. A sua marca passa a ter mais relevância para todos que acessarem o site e outros canais em que os textos são divulgados.

Já a médio e longo prazo, será feita uma "corrida de ranqueamento" no Google que envolve dois fatores e o trabalho também promovido por advogados e escritórios "concorrentes".

Atenção: O fato de poucos de advogados e escritórios ainda se utilizarem do inbound marketing, quando pensamos no universo de bancas de advocacia existentes no Brasil, torna promissor fazer esse investimento.

O primeiro fator mencionado que afeta os resultados é a qualidade do trabalho feito. Os motores de busca do Google cada vez mais prezam pela relevância do conteúdo que é oferecido. Atualmente, a inteligência dos algoritmos até mesmo percebe e ranqueia palavras-chave que tenham o mesmo significado.

Se a expressão "pedir a revisão da aposentadoria" está em alta nas buscas, por exemplo, também poderá ser considerado e ranqueado equivalentes como "solicitar um novo cálculo do benefício".

Já o segundo fator leva em conta a quantidade de conteúdo produzido. Embora os motores de busca prezem pela qualidade, o volume de textos no blog irá afetar os resultados com relação a atração de clientes potenciais.

A importância de contar com um profissional especializado

Textos otimizados para SEO costumam ser redigidos por jornalistas, profissionais de relações públicas ou publicitários.

Trata-se de uma estratégia que vai muito além da redação de textos e é fundamental que seja operada por um profissional técnico e experiente no tema.

Um erro comum é profissionais com pouca expertise escreverem os textos com um excesso de palavras-chave com o objetivo de acelerar o ranqueamento no Google. Contudo, há um risco de o motor de busca identificar essa prática.

Chamada de “black hat”, ela pode ser punida até com o banimento do nome do advogado ou do escritório das buscas do Google. É um ótimo exemplo de como a redação SEO deve estar a cargo de um profissional especializado.

Conclusão

O marketing digital oferece inúmeras oportunidades para advogados e escritórios de advocacia aumentarem sua visibilidade, atraírem novos clientes e consolidarem suas marcas no mercado.

A definição de uma estratégia clara e o uso de métricas como o ROI são fundamentais para medir o sucesso e ajustar as ações conforme necessário. Enquanto o outbound marketing pode trazer resultados imediatos, o inbound marketing, especialmente através de blogs e conteúdo relevante, proporciona um retorno sustentável e duradouro.

Outro ponto que buscamos apresentar é que a criação de conteúdo otimizado para SEO, combinada com uma análise constante das estratégias empregadas, garante que os advogados se destaquem em um mercado competitivo.

Investir em profissionais especializados para a produção de conteúdo e gestão das campanhas de marketing é crucial para evitar erros e maximizar os resultados.

Por fim, ao adotarem uma abordagem estratégica e bem planejada, advogados e escritórios de advocacia podem aproveitar plenamente os benefícios do marketing digital, alcançando resultados positivos a curto, médio e longo prazo.

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