Rankings jurídicos para advogados: os melhores em 2025!
Entenda como uma assessoria para rankings jurídicos passa por conhecer as principais dessas publicações e efetuar a candidatura dentro do prazo
RELAÇÕES PÚBLICASRANKINGS JURÍDICOSGUIA COMPLETO
Gandini Comunicação Jurídica
2/28/202518 min read


Já pensou o seu nome ou o seu escritório ser reconhecido por um renomado ranking jurídico?
Sim, sabemos que os rankings jurídicos para advogados permitem que os profissionais do mercado de advocacia se destaquem em meio à concorrência, assim como as suas bancas.
É por isso que trazemos agora um guia completo com as principais dessas publicações disponíveis em 2025 e os seus prazos para a candidatura, auxiliando advogados a identificar oportunidades que potencializam sua visibilidade e credibilidade no mercado. A análise detalhada de cada ranking proporciona uma visão estratégica sobre os critérios de avaliação e os benefícios que esses selos de excelência podem oferecer.
É fundamental que os escritórios de advocacia e seus sócios possam compreender melhor as nuances de cada ranking e desenvolver estratégias eficazes para alcançar as melhores posições. Isso é possível por meio de uma estratégia de excelência no âmbito do marketing jurídico.
Confira a seguir.
A importância dos rankings jurídicos
Os rankings jurídicos são ferramentas essenciais que ajudam a avaliar a reputação e a competência de escritórios de advocacia e advogados autônomos.
Entre os rankings mais reconhecidos estão o Chamber and Partners, IP Stars, Leaders League, WWL, Análise Advocacia, L500, WTR 1000, Expert Guides e IAM Patent 1000. Cada um desses rankings adota critérios específicos para avaliar e classificar os profissionais e suas áreas de atuação, destacando a excelência no serviço prestado.
O IP Star, por exemplo, foca em profissionais de propriedade intelectual, reconhecendo aqueles que se destacam em disputas e em consultoria nesta área. Já a Leaders League não apenas elenca os melhores, mas oferece uma análise aprofundada sobre as práticas de mercado, ajudando potenciais clientes a entenderem quem são os principais players do setor.
Da mesma forma, a Who’s Who é uma referência na identificação de advogados que são considerados líderes em suas respectivas áreas, conferindo prestígio aos qualificados.
A Análise Advocacia 500 é um ranking nacional que examina empresas e os principais advogados do Brasil, enquanto o Legal 500 oferece uma abordagem global, cobrindo uma vasta gama de categorias de atuação jurídica.
O WTR 1000 e o IAM Patent 1000 são voltados para a propriedade intelectual e patentes, identificando os especialistas mais influentes neste nicho. Por fim, por meio do Expert Guides, é possível encontrar perfis de renomados advogados e consultores, enriquecendo o panorama jurídico do mercado.
Figurar entre os melhores nesses rankings é mais do que uma simples honra; é uma validação da competência e do profissionalismo do escritório de advocacia.
A presença em rankings respeitados não só fortalece a reputação dos advogados, como também serve como uma ferramenta de marketing eficaz, atraindo novos clientes e consolidando relacionamentos já existentes. A visibilidade proporcionada por essas listagens é um ativo valioso no competitivo setor jurídico.
Em qual ranking jurídico se candidatar em 2025?
Já ressaltamos como a presença em diretórios jurídicos renomados fortalece a reputação e atrai novos clientes. Investir em marketing digital para advogados vai além da produção de conteúdo: a assessoria para rankings jurídicos é essencial para aumentar a visibilidade do escritório.
Mas como escolher o melhor ranking jurídico para 2025? Vamos a algumas observações antes de você conferir a lista que preparamos. Antes da candidatura, é essencial entender os critérios de cada diretório.
Atenção: Os casos apresentados devem ser dos últimos 12 meses, concluídos ou em andamento. Além disso, precisam demonstrar sofisticação e inovação, seja por novas legislações aplicadas, relevância dos clientes ou complexidade da atuação.
O Chambers and Partners especificamente conta com um rigoroso processo de pesquisa, incluindo a consulta a referees (clientes e pares do mercado). Os escritórios recebem notificações sobre o ciclo de pesquisa e podem acompanhar as respostas em tempo real pela Profile Platform, disponível mediante assinatura.
A escolha do ranking ideal depende do posicionamento do escritório. Algumas plataformas têm um enfoque global, enquanto outras são especializadas em setores específicos ou regiões. Contar com uma assessoria especializada ajuda na candidatura e aumenta as chances de reconhecimento.
Participar de rankings jurídicos fortalece a marca e potencializa o marketing digital para advogados. Estar bem posicionado melhora a autoridade no mercado e amplia oportunidades de negócios. Avaliar as opções disponíveis e estruturar uma candidatura estratégica são passos essenciais para 2025.
Confira agora a seguir a nossa lista.
The Legal 500 (Deadline em 07/02)
Para escritórios do Brasil, é possível participar do ciclo de pesquisa Latin America, que ocorre em fevereiro de todos os anos – é o primeiro ranking do ano, e o único ciclo de pesquisa, englobando também, as categorias regionais.
Este ciclo de pesquisa, contempla as seguintes categorias:
1. Banking Finance
2. Capital Markets
3. Competition and Antitrust
4. Compliance
5. Corporate and M&A
6. Dispute Resolution: Arbitration
7. Dispute Resolution: Litigation
8. Energy and natural resources: Electricity
9. Energy and natural resources: Hydrocarbons
10. Energy and natural resources: Mining
11. Environment
12. Insurance
13. Intellectual Property
14. International Trade
15. Labour & Employment
16. Life Sciences
17. Mining
18. Projects & Infrastructure
19. Public Law
20. Real Estate
21. Restructuring and insolvency
22. TMT: Cybersecurity and Data Privacy
23. TMT: Media
24. TMT: Tech, Innovation and Digital Business
25. TMT: Telecoms
26. Tax (Including Advisory, Litigation and Customs)
27. Transport: Aviation
28. Transport: Shipping
29. Venture Capital
30. Wealth and Sucession Planning
31. White-collar crime and investigations
32. City Focus - Brasília: Government relations
33. City Focus - Brasília: Litigation
34. City Focus - Brasília: Public Law and Regulation
35. City Focus - Brasília: Tax
36. City Focus - Belo Horizonte: Commercial, Corporate and M&A
37. City Focus - Belo Horizonte: Dispute Resolution
38. City Focus - Belo Horizonte: Labour
39. City Focus - Belo Horizonte: Natural resources and Regulation
40. City Focus - Belo Horizonte: Tax
41. City Focus - Campinas: Leading firms
42. City Focus - Fortaleza: Leading firms
43. City Focus - Curitiba: Leading firms
44. City Focus - Manaus: Leading firms
45. City Focus - Porto Alegre: Commercial, Corporate and M&A
46. City Focus - Porto Alegre: Dispute Resolution
47. City Focus - Porto Alegre: Labour
48. City Focus - Porto Alegre: Tax
49. City Focus - Recife: Leading firms
50. City Focus - Salvador: Leading firms
Para este ciclo, é solicitado (por área) o total de 15 casos e 1 lista de referees, sendo o nº ilimitado. A pesquisa com os referees (de 2025) ocorre entre 17/02/25 e 24/04/2025.
Link dos rankings para o Brasil: L500 | Brazil | Law firm and lawyer rankings from Legal 500 Latin America guide | Practice Areas
Latin Lawyer – Deal of the year (DOTY) (Deadline em 07/02)
Esta premiação é voltada para atuações de destaque durante o ano anterior. Para reportar algum caso, este precisa estar concluído dentro de 2024. É possível reportar até 3 casos da mesma área.
Não contempla lista de referees, e as áreas de possível participação, são:
1. Mergers and acquisitions: public companies
2. Mergers and acquisitions: private companies
3. Project finance: energy and natural resources
4. Project finance: infrastructure
5. Capital markets
6. Banking & finance
7. ESG finance
8. Disputes
9. Restructuring
10. Private equity
Os resultados são divulgados parcialmente, diretamente no site. Clique aqui e confira o resultado de 2024.
Chambers & Partners – Regions (Deadline em 21/02)
Este é o primeiro ciclo de pesquisas de Chambers do ano. O Guia Regional traz reconhecimento para escritórios fora de São Paulo, e as áreas de participação, são:
1. Consumer Law: Northeast
2. Corporate/ Commercial: MG
3. Corporate/ Commercial: Northeast
4. Corporate/ Commercial: RJ
5. Corporate/ Commercial: RS
6. Dispute Resolution: Brasília-Based
7. Dispute Resolution:MG
8. Dispute Resolution: Northeast
9. Dispute Resolution: RJ
10. Dispute Resolution: RS
11. General Business Law: Campinas & Surrounds
12. General Business Law: Center West
13. General Business Law: North
14. General Business Law: Paraná
15. General Business Law: SC
16. Infrastructure: Northeast
17. Labour and Employment: MG
18. Labour and Employment: Northeast
19. Labour and Employment: RJ
20. Labour and Employment: RS
21. Real Estate: MG
22. Real Estate: Northeast
23. Real Estate: RJ
24. Real Estate: RS
25. Tax: MG
26. Tax: Northeast
27. Tax: RJ
28. Tax: RS
São solicitados 20 casos por formulário, e 1 lista de referees com até 20 contatos. A pesquisa ocorre por área, e é dividida dentre os pesquisadores, normalmente 1 ou 2 meses após o prazo de entrega dos materiais.
Basta selecionar a área, para verificar o último resultado: Chambers Brazil Legal Guide | Law Firm Rankings
IFLR Women in Business Law Awards 2025 (Deadline em 21/02)
Publicação voltada a reconhecer as mulheres no mercado jurídico, no mundo todo. As categorias de premiação são diversas, desde indicação individual pela área do Direito, até premiação por equipes.
Aqui, pode-se indicar até 3 casos por advogada/ prática, que tenham sido concluídos no ano anterior, e que seja público. Não é possível reportar casos e clientes que sejam confidenciais.
Veja maiores informações neste link.
ITR - International World Tax Review - Latin America (Deadline em 13/03)
Este ranking é voltado para a área Tributária, com algumas sub-categorias, como:
1. Alternative dispute resolution
2. Customs
3. General corporate tax
4. Indirect tax
5. Private client
6. Real estate tax
7. Tax controversy
8. Transactional tax
9. Transfer pricing
Embora tenha sub-categorias, apenas 1 submissão deve ser preenchida, e o time de pesquisa irá definir em quais categorias os escritórios devem ser ranqueados.
O nº máximo de casos a serem reportados por formulário, é de 15, e a lista de referees é ilimitada. A pesquisa com referees ocorre até 30/05/25.
Atenção: Este é um dos rankings mais importantes da área Tributária e possui grande relevância internacional.
Leaders League - Intellectual Property, Innovation and Technology (IPIT) (Deadline em 21/03)
O primeiro ciclo de pesquisa do ano, da Leaders League, é voltado para as áreas do Direito que englobam tecnologia. Nesta pesquisa é possível indicar até 10 casos e 10 referees por área de participação.
As áreas de participação, para escritórios de advocacia, são:
1. Anti-Counterfeiting
2. Biodiversity
3. Blockchain & Cryptocurrency
4. Copyright
5. Data Protection
6. Fashion Law
7. Life Sciences
8. Media & Entertainment
9. Patent Litigation
10. Patent Prosecution
11. Sports Betting & Online Gambling
12. Sports Law
13. Startups & Innovation
14. Technology
15. Telecommunications
16. Trademark Litigation
17. Trademark Prosecution
18. Venture Capital
Neste ciclo, é possível participar: Empresas de consultoria, Agências de Comunicação, Headhunters, Agências de Marketing Jurídico e Aceleradores de Start-ups.
A pesquisa costuma ocorrer na semana subsequente do prazo de envio dos documentos.
Para consultar o calendário global completo, acesse o link.
WTR – World Trademark Review (Deadline em aberto)
Este ranking é importante para os advogados que atendem o segmento de Propriedade Intelectual, e este ciclo de pesquisa é voltado para Registro de Marcas.
Cada ano, os pesquisadores adaptam a pesquisa de acordo com o mercado, mas normalmente, é possível reportar até 15 casos, e 15 referees.
Para maiores detalhes, segue link com informações e o último resultado.
Chambers & Partners – Transactional (Deadline em 25/04)
O ciclo transacional de Chambers, é um dos mais competitivos do ano, abordando as seguintes categorias:
1. Banking & Finance
2. Banking & Finance: Regulatory
3. Capital Markets
4. Capital Markets: Debt
5. Capital Markets: Equity
6. Corporate/M&A
7. Crisis Managment
8. ESG
9. International Arbitration
10. Investment Funds
11. Project Development
12. Project Finance
13. Real Estate
14. Tax: Non-contentious
15. Venture Capital
Para cada categoria, a regra é a mesma: 20 casos e 20 referees.
A pesquisa ocorre por área, e é dividida dentre os pesquisadores, normalmente 1 ou 2 meses após o prazo de entrega dos materiais.
Chambers & Partners – Fintech (Deadline em 22/05)
Este ciclo de pesquisa, é um pouco diferente dos demais, pois é como um recurso para clientes e profissionais jurídicos da área de FinTech ao buscarem os melhores escritórios e advogados para instruir em questões relacionadas a esta área.
Os rankings Chambers FinTech são baseados em pesquisas e análises de líderes de mercado, conduzidas pela equipe de pesquisadores especializados durante um período de cinco meses.
Essa pesquisa abrangente que Chambers forneça ao setor de FinTech, insights e classificações incomparáveis de advogados que trabalham com pagamentos e empréstimos, blockchain e criptomoedas, proteção de dados e segurança cibernética, e questões de FinTech Corporate, Securities & Financing.
O formulário utilizado é diferente dos demais ciclos de pesquisa de Chambers, e obrigatoriamente, as informações precisam ser públicas. O nº máximo de casos a serem reportados é de 10, e os referees podem ser até 20 contatos.
Exemplificando as categorias acima mencionadas:
1. Blockchain & Cryptocurrencies
2. Data Protection & Cyber Security
3. Corporate, Securities & Financing
4. Payments & Lending
IFLR 1000 – Latin America (Deadline em 30/06)
Além dos Awards, o IFLR 1000 possui o ciclo de pesquisa que cobre algumas áreas dentro do Direito:
1. Banking
2. Capital markets : Debt
3. Capital markets : Equity
4. Investment funds
5. M&A
6. Private equity
7. Project development
8. Project finance
9. Restructuring and insolvency
O nº máximo de casos a serem reportados é de 10, e os referees, no máximo 20 contatos.
WWL Nation Reports – novo nome: Lexology
O antigo Who’s Who Legal ou WWL, desde agosto de 2024, passou a se chamar Lexology após o rebranding.
Eles possuem uma extensa pesquisa ao longo do ano, separando as áreas dentro do Direito, ao longo dos meses do ano.
Para submissão de informações, basta reportar até 3 casos por área desejada, e para referees, embora não haja mais um limite para o número, é sugerido cerca de 5 a 10 por profissional.
O calendário completo pode ser verificado neste link.
Latin Finance - Project & Infrastructure Finance Awards (Deadline em aberto)
Esta premiação reconhece as transações e instituições mais impressionantes em um campo fundamental para o progresso econômico da região. Para todas as categorias, consideram-se transações que foram fechadas entre 1º de junho do ano anterior a 31 de maio do ano vigente.
As categorias disponíveis são:
1. Infrastructure Financing of the Year: Brazil
2. Infrastructure Financing of the Year: Latin America
3. Bond of the Year
4. Loan of the Year
5. Local Currency Financing of the Year
6. Sustainable Infrastructure Financing of the Year
7. Airport Financing of the Year
8. Mining Financing of the
9. Year Oil & Gas Financing of the Year
10. Year Oil & Gas Financing of the Year
11. Power Financing of the Year
12. Renewable Energy Financing of the Year
13. Road Financing of the Year
14. Social Infrastructure Financing of the Year
15. Digital Infrastructure/Telecoms Financing of the Year
16. Water/Sanitation Financing of the Year
17. Infrastructure Law Firm of the Year: Brazil
18. Infrastructure Bank of the Year: Latin America
19. Sustainable Infrastructure Bank of the Year
20. Financial Advisor of the Year
21. Project Sponsor of the Year
Para mais detalhes, acesse o link sobre a pesquisa.
Leaders League – Transactions & Deals (Deadline em 27/06)
O ciclo de pesquisa transacional do Leaders League, envolve categorias regionais, além das gerais. Para cada formulário indicado, a regra é a mesma, 10 casos e referees ilimitados.
Este ciclo contempla as seguintes categorias:
1. Agribusiness
2. Aviation
3. Banking & Finance
4. Banking & Finance - Regulatory
5. Bankruptcy
6. Capital Markets - Regulatory
7. Corporate: Regulatory
8. Corporate M&A
9. Debt Capital Markets
10. Environmental Law
11. Equity Capital Markets
12. Fund Structuring
13. Government Relations
14. International Trade
15. Merger Control
16. Mining
17. Oil &Gas
18. Power
19. Private Equity
20. Projects and Infrastructure
21. Public Law
22. Real Estate
23. Shipping
24. Tax Advisory
25. Tax Litigation
26. Wealth Management
27. Business Law: Noth
28. Corporate/ Commercial: Center-West
29. Corporate/ Commercial: North
30. Corporate/ Commercial: South
31. Corporate/Commercial: Northeast
32. Corporate/Commercial: Southeast
33. Tax Center-West
34. Tax Northeast
35. Tax South
36. Tax Southeast
A pesquisa com referees, costuma ocorrer na semana subsequente do prazo de envio dos documentos.
Leaders League – Brazil’s Leading Lawyers Awards (BRALLAW) (TBC Agosto – Premiação em 16/10/25)
Esta premiação é apenas para escritórios convidados, que tenham alcançado destaque nas primeiras pesquisas do ano. Em cada formulário, é solicitado um tipo de informação pertinente a área de participação. Cada escritório pode ser indicado para mais de 1 área, e o resultado é divulgado durante evento presencial.
Normalmente, as áreas de indicação são:
1. Ambiental
2. Arbitragem
3. Bancário e Financeiro
4. Centro Oeste
5. Compliance
6. Concorrencial e Antitruste
7. Contencioso Cível e Comercial
8. D&I
9. ESG
10. Falência e Reestruturação
11. M&A Large Cap
12. Pro Bono
13. Projetos e Energia
14. Proteção de Dados
15. Sudeste MG
16. Tech, Startup, Inovação
17. Trabalhista
18. Tributário
19. Wealth Management
Para maiores informações, segue link com detalhes, e últimos resultados.
Chambers & Partners – Contentious (Deadline em agosto)
O ciclo de pesquisa contencioso de Chambers, engloba as seguintes categorias:
1. Bankruptcy/ Restructuring
2. Competition/ Antitrust
3. Compliance
4. Consumer Law
5. DR Arbitration
6. DR Litigation
7. DR White-Collar Crime
8. IP: Patent
9. IP: Trademark, Copyright & Trade Secrets
10. International Trade/ WTO
11. Labour & Employment
12. Social Security
13. Tax Litigation
Assim como os demais ciclos do Brasil, este também solicita 20 casos por área, com até 20 referees por lista. Como este ciclo envolvem áreas sensíveis à mídia, como White-Collar Crime, é possível reportar todos os casos como confidenciais, se for necessário.
Chambers & Partners – High Net Worth (Deadline em agosto)
Este ciclo de pesquisa ocorre junto com o Contentious (acima) e costumam ter o mesmo deadline.
As áreas abordadas para escritórios de advocacia, são:
1. Family/Matrimonial
2. Private Wealth Law
Pela sensibilidade de casos e clientes, também é possível reportar todas as informações de forma confidencial.
Análise DNA + Fenalaw (Deadline em agosto)
Esta premiação nacional é uma junção do Análise Advocacia com a Fenalaw, e reconhece e valoriza boas práticas do mercado da advocacia empresarial.
A premiação e evento já tiveram 3 edições, e condecorou dezessete iniciativas distribuídas pelas áreas de Diversidade e Inclusão, Gestão, Marketing e Tecnologia. Ao todo, 177 escritórios distribuídos por 18 estados brasileiros, inscreveram 383 iniciativas para concorrerem ao prêmio - número que já é mais que o dobro em comparação com a edição número um, há dois anos.
Para mais informações, segue link com os últimos resultados.
IAM Patent 1000 (Deadline em setembro)
Do mesmo grupo do WTR, o IAM também é uma premiação voltada para escritórios de advocacia com atuação em Propriedade Intelectual, contudo, específica de Patentes, e em 2024, permitiram reportar informações de casos referente a Trade Secrets, também.
O formulário de aplicação é diferente dos demais, onde são solicitadas informações específicas de setores industriais atendidos, e até 10 casos de reporte.
Os referees não são obrigatórios, mas são sugeridos até 10.
Maiores detalhes, no link (obs: informações referente a 2024).
Latin Finance – Deals of the year Awards (Deadline em setembro)
A segunda premiação do ano do Latin Finance, é a principal série de prêmios e a mais cobiçada do setor, com 35 anos de história, identifica a excelência nos mercados de transações (dívida, ações, fusões e aquisições) da América Latina e do Caribe, escolhendo não apenas os negócios mais notáveis, mas também as instituições mais excepcionais do ano.
Todos os anos, as categorias estão sujeitas a mudança, e costumam ser:
1. Bond House of the Year
2. Corporate High-Grade Bond of the Year
3. Corporate High-Yield Bond of the Year
4. Corporate Issuer of the Year
5. Corporate Liability Management of the Year
6. Corporate Local Currency Deal of the Year
7. Corporate Restructuring of the Year
8. Corporate Sustainable / ESG Deal of the Year
9. Cross-Border M&A Deal of the Year
10. Debut Issuer of the Year
11. Domestic M&A Deal of the Year
12. Equity Follow-On of the Year
13. Equity House of the Year
14. Financial Institution Deal of the Year
15. Financing Innovation of the Year
16. Initial Public Offering of the Year
17. Investment Bank of the Year – Argentina
18. Investment Bank of the Year – Brazil
19. Investment Bank of the Year – Chile
20. Investment Bank of the Year – Colombia
21. Law Firm of the Year – Colombia
22. Investment Bank of the Year – Latin America
23. Investment Bank of the Year – Mexico
24. Investment Bank of the Year – Peru
25. Law Firm of the Year – Brazil
26. Law Firm of the Year – Chile
27. Law Firm of the Year – Latin America
28. Law Firm of the Year – Mexico
29. Law Firm of the Year – Argentina
30. Law Firm of the Year – Peru S
31. Loan House of the Year
32. Loan of the Year
33. M&A House of the Year
34. Private Equity Deal of the Year
35. Quasi-Sovereign Bond of the Year
36. Sovereign Bond of the Year
37. Sovereign Issuer of the Year
38. Sovereign Liability Management of the Year
39. Sovereign Local Currency Deal of the Year
40. Sovereign Restructuring of the Year
41. Sovereign Sustainable / ESG Deal of the Year
42. Structured Financing Deal of the Year
43. Subnational Deal of the Year
44. Sustainable Issuer of the Year
45. Sustainable / ESG Law Firm of the Year
Cada segmento de categorias possui um tipo de aplicação e especificação.
Seguem detalhes referente a premiação de 2024 no link.
IP Stars (Deadline em novembro)
Esta premiação é uma das mais relevantes e importantes para escritórios que atuam da área de Propriedade Intelectual.
Embora seja apenas 1 formulário de aplicação, as seções são divididas para reporte de casos das sub-categorias:
1. Patent
2. Trademark
3. Copyright
4. Design
5. IP Transaction
6. Domain name
7. IP Tax Advice
O total é de 15 casos por sub-categoria, e uma lista com referees com até 5 contatos referente a cada sub-área de indicação.
Segue link do último resultado.
Chambers Diversity & Inclusion - Awards (Deadline em novembro)
Esta premiação de Chambers é voltada para Diversidade, Equidade e Inclusão, e todos os escritórios de advocacia que possuem ações destas áreas, podem participar, tanto por indicação de individuais, como de ações feitas durante o ano.
Para mais informações, segue o link geral, e um relatório completo de 2024.
Leaders League – Dispute Resolution, Investigation & Competition, Labour Law (Deadline em 14/11)
O ciclo de pesquisa de Resolução de Disputas do Leaders League, engloba as áreas que foram excluídas dos ciclos iniciais, incluindo Trabalhista, onde também é solicitado o reporte de até 10 casos, e os referees são ilimitados.
As áreas possíveis de aplicação, são:
1. Antitrust Investigations
2. Arbitration
3. Cartel Damage Claims
4. Civil & Commercial Litigation
5. Compliance
6. Consumer Law
7. Corporate Governance
8. Education
9. Electoral Law
10. Human Rights
11. Immigration and Emigration
12. Dispute Resolution: Center-West
13. Dispute Resolution: North
14. Dispute Resolution: Northeast
15. Dispute Resolution: South
16. Dispute Resolution: Southeast
17. Insurance & Reinsurance
18. Internal Investigations
19. Labour Advisory
20. Labour Litigation
21. Large-Scale Consumer Litigation
22. Large-Scale Credit Recovery
23. Large-Scale Labour Litigation
24. Labour Center-West
25. Labour Noth
26. Labour Notheast
27. Labour South
28. Labour Southeast
29. Third Sector
30. White-Collar Crime
A pesquisa costuma ocorrer na semana subsequente do prazo de envio dos documentos.
Latin Lawyer Awards (Deadline em novembro)
Para esta premiação, é necessário ter um grande destaque referente ao ano vigente, em alguma das categorias abaixo:
1. Specialist Law Firm Leader of the Year
2. Lifetime Achievement
3. International Lawyer of the Year
4. Diversity Initiative of the Year
5. ESG Initiative of the Year
6. Pro Bono Project of the Year
7. Pro Bono Law Firm of the Year
É possível o escritório participar em mais de 1 categoria, e não há lista de referees.
A premiação costuma ocorrer durante evento presencial.
IFLR Awards (Deadline em novembro)
Esta premiação é muito parecida com a mencionada acima, pois só é possível participar com 1 case de sucesso para cada uma das categorias:
1. Banking
2. Capital markets: Debt
3. Capital markets: Equity
4. Investment funds
5. M&A
6. Private equity
7. Project development
8. Project finance
9. Restructuring and insolvency
Não há lista de referees, e o resultado ocorre mediante premiação em evento presencial.
Chambers & Partners – Industries & Sectors (Deadline em dezembro)
Último ciclo de pesquisa de Chambers do ano, voltado para indústrias e setores específicos.
As categorias de indicação, são:
1. Agribusiness
2. Aviation
3. Data Protection
4. Education
5. Energy & Natural Resources: Mining
6. Energy & Natural Resources: Oil & Gas
7. Energy & Natural Resources: Power
8. Environment
9. Fashion Law
10. Gambling and Betting
11. Healthcare: Regulatory
12. Insurance
13. Life Sciences
14. Media & Entertainment
15. Public Law
16. Shipping
17. Sports Law
18. Technology
19. Telecommunications
20. Third Sector
Este ciclo, costuma ter atualização de áreas, como por exemplo a categoria Gambling and Betting, que foi adicionada em 2024, por ter sido tema de grande destaque durante o ano.
Aqui também seguimos a indicação de até 20 casos, e 20 referees por categoria de aplicação, e a pesquisa com referees costuma ocorrer no mês seguinte, com um prazo maior.
Latin Lawyer 250
Este ranking funciona diferente dos demais, pois não existe um formulário de aplicação, para escritórios que ainda não são reconhecidos, ou seja, é preciso criar um relacionamento com o diretório, reportar informações diretamente no portal (operações, transações que o escritório tenha feito, contratação de sócios, etc.), participar dos Awards, também é altamente recomendado.
Quando o escritório recebe o email de participação, é porque será listado no ranking, e desta forma, passa a ser convidado a participar do ciclo chamado 250, que é dividido em 3 estágios:
Estágio 1 - referências de clientes e informações sobre áreas de prática não transacionais: Solicitação de informações enviada em setembro, com prazo de 4 semanas.
Estágio 2 - revisão do perfil editorial da LL250, informações sobre áreas de prática transacional, solicitação de entrevista telefônica, se necessário: Solicitação de informações enviada em novembro, com prazo de aproximadamente um mês.
Estágio 3 - números do escritório de advocacia: Solicitação de informações enviada no final de fevereiro, com prazo de três semanas.
Latin Lawyer – Outras premiações
É importante ressaltar, que durante as pesquisas do Latin Lawyer 250 e dos Awards, a Latin Lawyer avalia os advogados mais destacados e também os colocam em rankings chamados LACCA, que se dividem entre Thought Leaders e Approved.
Para o LACCA Approved é contabilizado votos de advogados que assinam a plataforma, e votam nos pares do mercado, considerando toda a América Latina.
Já o LACCA Thought Leaders, são considerados apenas os advogados listados que obtiveram o maior número de indicações de advogados corporativos e outras fontes do mercado durante o ciclo de pesquisa mais recente do ano.
Para mais informações, segue link.
GR’s
Os “GR’s” se referem a um grupo específico de reconhecimento do mundo jurídico, e são baseados em convite de participação (para enviar informações), análise do mercado, pesquisa das áreas abordadas e avaliação dos escritórios e suas atuações.
GCR - O GCR (Global Competition Review) contempla a área de Concorrência do Brasil, visando clientes de alto nível em grandes operações multi-jurisdicionais, e em processos de cartel perante o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
GAR - O GAR (Global Arbitration Review) trata-se de um guia que abrange práticas especializadas em arbitragem internacional. A primeira parte da pesquisa, solicita informações que podem ser utilizadas num perfil do grupo de arbitragem internacional relativo ao escritório. A segunda parte serve para avaliar a qualidade de sua prática, fornecendo material para além da pesquisa GAR 100, a GAR 30
GDR - O GDR (Global Data Review) abrange as áreas de Data Protection, Cybersecurity, IP, IT e TMT. É uma das únicas publicações que analisa a legislação e a regulamentação da utilização e do comércio de dados em todo o mundo.
GIR - O GIR (Global Investigations Review) é o diretório que providencia cobertura global das investigações empresariais. A pesquisa é um processo de verificação, onde se analisa os dados que são fornecidos por cada empresa, com o objetivo de determinar 100 empresas de todo o mundo, que o diretório possa recomendar como as mais experientes , em se tratando de investigações, com uma dimensão internacional.
GRR - O GRR (Global Restructuting Review) trata-se de um guia anual que seleciona os principais escritórios de advocacia, no que diz respeito a Reestruturação e Insolvência transfronteiriças.
Análise Advocacia
O Diretório Análise é um dos mais reconhecidos nacionalmente, contudo, sua pesquisa é diferente dos diretórios e premiações internacionais, pois não há formulário para envio e lista de referees.
A equipe de pesquisa entra em contato via telefone com os heads das áreas jurídicas das maiores empresas brasileiras, considerando as que possuem faturamento acima de 600 milhões de dólares.
A pesquisa costuma ocorrer entre os meses de junho, julho e setembro, e os heads jurídicos precisam indicar advogados e escritórios por área do Direito.
Após as votações, a equipe de pesquisa da Análise coloca as informações em um banco de dados, analisam a nota de corte de acordo com a competição do ano, e o sistema mostra os escritórios e profissionais que estão acima da nota de corte estas informações são publicadas no Análise Advocacia.
A equipe da Análise é separada entre a parte editorial e a parte comercial. Existe a seção diretório, em parceria com a Análise DNA (sem pesquisa envolvida), onde os escritórios investem monetariamente para publicar suas informações - sem vínculo com a parte de pesquisa.
Qualquer escritório pode participar da seção diretório, desde que atendam empresas, e não pessoas físicas, pois o foco é empresarial.
Obs. A Análise Advocacia não pesquisa empresas de médio porte, nem o Ministério Público.
Fale com a gente
E se você necessitar do auxílio de uma agência de comunicação especializada e que atende apenas advogados, saiba que pode contar com a Gandini Comunicação Jurídica.
Entre em contato conosco. Contamos com diversas opções de investimento, elaboramos planos personalizados e oferecemos demonstrações gratuitas.
Você pode conferir ainda dicas diárias e gratuitas de marketing jurídico no nosso perfil no Instagram, na nossa página no LinkedIn ou seguindo o nosso canal no WhatsApp.
E se tiver interesse, leia também o nosso case de Redação SEO em que um escritório de advocacia economizou R$ 22 mil em 9 meses e obteve 1,1 mil cliques no Google sem gastar com anúncios.
Redes sociais
Acompanhe o nosso canal de dicas de Marketing Jurídico no WhatsApp
(11) 95732-9248
/gandini-comunicacao-juridica
@gandinicomunicacao