Dicas de marketing digital para advogados [Resumo Nº 6]

Confira as dicas mais recentes a respeito de temas como a visibilidade dos advogados na imprensa e o que é permitido no marketing jurídico pela OAB

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Gandini Comunicação Jurídica

2/10/20256 min read

Uma pessoa indo utilizar um tablet que está sobre a mesa
Uma pessoa indo utilizar um tablet que está sobre a mesa

Olá!

A Gandini Comunicação Jurídica publica todos os dias de segunda à sexta-feira diversas dicas de marketing digital para advogados aqui neste blog. Contudo, em meio à rotina atribulada, pode ser que você tenha perdido uma delas.

É por isso que também elaboramos um resumo semanal, sempre às segundas-feiras e com as principais dicas de marketing jurídico que destrinchamos recentemente aqui neste espaço.

Nesta edição desse resumo, você irá conferir:


Continue lendo para saber como planejar e executar uma estratégia eficiente e com excelência para o seu escritório.

Estratégias de marketing digital para advogados

No universo do marketing digital para advogados, não existe uma fórmula única para o sucesso. Cada escritório possui objetivos específicos, seja fortalecer sua reputação, atrair novos clientes ou equilibrar ambas as estratégias. Diante desse cenário, a escolha da abordagem certa exige planejamento e conhecimento sobre as diversas ferramentas disponíveis.

O que costuma trazer muitas dúvidas hoje reside no fato de o marketing jurídico oferecer diversas estratégias para fortalecer a reputação e captar clientes, mas a escolha certa depende dos objetivos do seu escritório. O guia que publicamos na semana passada demonstrou que não existe uma abordagem única: a melhor estratégia é aquela que se alinha ao que você deseja alcançar no mercado jurídico.

Se o foco for reconhecimento e credibilidade, a assessoria de imprensa para advogados pode ser uma excelente aliada. Já se a prioridade for a geração de novos negócios, investir em anúncios pagos e na criação de landing pages para advogados pode trazer resultados mais rápidos e previsíveis. O segredo está em entender qual dessas opções – ou a combinação delas – faz mais sentido para a sua atuação.

Além disso, nenhuma estratégia de marketing jurídico funciona de forma isolada. A reputação construída com a imprensa pode fortalecer a conversão de leads qualificados, e uma presença digital estruturada pode ampliar o impacto da autoridade do advogado. O equilíbrio entre essas abordagens pode ser o diferencial para um crescimento sustentável.

Clique aqui para ler o guia com todas as estratégias existentes hoje de marketing digital para advogados.

A importância da semiótica

Escolher as cores do site pode parecer um detalhe, mas, no marketing digital para advogados, essa decisão tem um impacto direto na credibilidade e conversão de visitantes em clientes.

A psicologia das cores influencia a percepção do público, transmitindo sensações como confiança, seriedade e profissionalismo. No entanto, muitas bancas acabam optando por combinações genéricas, sem considerar a estratégia por trás dessa escolha. O melhor dos mundos é que as cores do seu site ajudem tanto a reforçar a identidade do seu escritório como na retenção de clientes potenciais.

Combinações de cores que funcionam bem juntas incluem azul e cinza, que transmitem um ar de seriedade e confiança, ou verde e branco, que podem evocar uma sensação de frescor e honestidade.

Atenção: É importante evitar combinações que possam parecer demasiado ousadas ou não profissionais, como vermelho e amarelo, que podem ser associadas a emoções intensas e descontroladas.

A semiótica também sugere que a escolha das cores deve ser consistente com a mensagem que deseja ser passada. Por exemplo, um escritório especializado em direito ambiental pode optar por tons de verde e marrom para reforçar a conexão com a natureza e a sustentabilidade. Já um escritório focado em direito corporativo pode preferir azul e preto, cores que sugerem autoridade e seriedade.

As cores do seu site não são apenas um detalhe estético, mas um elemento estratégico dentro do marketing digital para advogados.

A escolha certa pode reforçar a credibilidade do seu escritório, melhorar a experiência do usuário e aumentar a taxa de conversão de visitantes em clientes. Um site visualmente equilibrado, com contrastes bem definidos e cores que transmitam confiança, pode ser o diferencial para destacar sua banca jurídica no meio digital.

Visibilidade rápida na imprensa para advogados

Nesse guia que publicamos na semana passada, trouxemos diversos caminhos para que uma estratégia de assessoria de imprensa para escritórios de advocacia obtenha resultados rápidos, ou seja, a curto prazo.

O tempo de um advogado é um dos recursos mais preciosos dentro de um escritório de advocacia. Uma assessoria de imprensa eficaz não pode depender exclusivamente da disponibilidade dos advogados para criar textos ou revisar materiais técnicos.

O trabalho deve fluir de forma autônoma, respeitando o tom, o conhecimento jurídico e a imagem do escritório. Isso só é possível quando a agência contratada tem a expertise necessária para lidar com a complexidade do Direito, compreendendo tanto a linguagem técnica quanto as nuances das jurisprudências.

Outro ponto é que as entrevistas dos sócios do escritório devem ocorrer da forma mais acessível e prática. As rádios, por exemplo, têm facilitado a participação de advogados em entrevistas ao vivo, permitindo que elas sejam realizadas por telefone ou videoconferência.

Nas emissoras de TV, o cenário é semelhante. Embora algumas produções ainda prefiram entrevistas presenciais, muitas emissoras já se adaptaram às novas tecnologias e realizam entrevistas por videoconferência. Esse método tem se mostrado extremamente eficaz para advogados, que podem participar diretamente de seus escritórios, sem a necessidade de deslocamento até os estúdios.

E, no caso das entrevistas para jornais, revistas e portais de notícias, as entrevistas também podem ocorrer com facilidade. É comum que repórteres compartilhem questões por escrito e a própria agência de comunicação pode respondê-las e aprová-las com o escritório.

Uma agência de assessoria de imprensa para advogados também pode de maneira rápida extrair comentários dos advogados sobre temas em evidência e os enviar aos jornalistas, que podem os incluir em reportagens.

Um terceiro caminho, ainda sobre as entrevistas, consiste nos advogados serem sucintos. Eles devem buscar ser didáticos e evitar o "juridiquês" sem utilizar jargões do universo jurídico.

Desse modo, será facilitado o trabalho do jornalista que tem a missão de fazer com que a sua matéria seja compreendida por qualquer pessoa. Claro, essa estratégia se torna ainda mais fácil quando as declarações são por escrito e produzidas por uma agência de marketing.

Atenção: As declarações colocadas entre aspas em matérias impressas são chamadas de "aspas" no jargão jornalístico. Já os comentários em reportagens de áudio e vídeo são conhecidos como sonoras.

Ao darem entrevistas, os advogados devem buscar dar declarações que facilmente possam ser destacadas nas matérias. Uma fala repleta de vírgulas, por exemplo, é mais difícil de ser destacada principalmente na mídia impressa. Como já ressaltamos, essa estratégia se torna ainda mais fácil quando as declarações são por escrito e produzidas por uma agência de marketing.

Por fim, um último caminho está em compreender como funciona o processo midiático. Desse modo, poderão sempre se portar da forma mais estratégica possível quando tiverem contato com os jornalistas.

Clique aqui e leia o nosso guia completo.

O marketing jurídico e a OAB

Trouxemos novamente na semana passada um assunto muito demandado pelos escritórios e aqui no blog. Sabemos que o marketing digital para advogados é uma ferramenta essencial para quem deseja ampliar sua presença no mercado jurídico.

Contudo, como fazê-lo sem infringir as regras da OAB? Muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre os limites éticos dessa prática e se perguntam: posso fazer marketing jurídico sem violar as normas da advocacia?

Ao investir em conteúdos informativos, presença digital e relacionamento com o público, é possível se destacar no mercado sem recorrer a práticas proibidas, como a autopromoção exagerada ou a captação direta de clientes. Com as estratégias certas, seu escritório pode ganhar visibilidade e reconhecimento sem infringir as normas da profissão.

Se você ainda se pergunta "posso fazer marketing jurídico?", a resposta está na forma como a comunicação é conduzida. O segredo é sempre oferecer valor ao público por meio de informações relevantes, evitando qualquer tipo de publicidade mercantilizada. Blogs, redes sociais e assessoria de imprensa são ferramentas eficazes para educar seus potenciais clientes e demonstrar seu conhecimento.

Seguindo as diretrizes corretas, o marketing digital para advogados se torna um diferencial competitivo, permitindo que sua atuação seja reconhecida por quem realmente precisa dos seus serviços. Ao alinhar sua estratégia às regras da advocacia, você não apenas fortalece sua reputação, mas também constrói um posicionamento sólido e confiável no mercado jurídico.

Clique aqui e entenda com detalhes tudo que é permitido e que não é permitido pela OAB.

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E se tiver interesse, leia também o nosso guia completo sobre como o advogado pode produzir posts jurídicos para o Instagram.