Dicas de marketing digital para advogados [Resumo Nº 17]

Confira as dicas mais recentes a respeito de temas como a visibilidade do advogado na mídia e como escritórios podem investir em anúncios nas redes

RESUMO SEMANALASSESSORIA DE IMPRENSATRÁFEGO PAGO

Gandini Comunicação Jurídica

5/13/20254 min read

Profissional de marketing jurídico com tablet na mão
Profissional de marketing jurídico com tablet na mão

Olá!

A Gandini Comunicação Jurídica publica todos os dias diversas dicas de marketing para advogados aqui neste blog. Contudo, em meio à rotina atribulada, pode ser que você tenha perdido uma delas.

É por isso que também elaboramos um resumo semanal com as principais dicas de marketing jurídico que destrinchamos recentemente aqui neste espaço.

Para esta edição desse resumo, separamos os temas abaixo:


Continue lendo para saber como planejar e executar uma estratégia eficiente e com excelência para o seu escritório.

Assessoria de imprensa para advogados

Abordamos na semana semana, no blog da agência, esta ferramenta das relações públicas e de marketing que tem o objetivo de inserir o nome dos advogados e de seus escritórios na imprensa. Os jornalistas fazem a citação em meio às reportagens após fazerem entrevistas ou receberem a sugestão de conteúdos.

Se a inserção de peças publicitárias demanda investimento elevado, a menção por parte dos jornalistas é feita de maneira "gratuita". Contudo, é necessário oferecer artigos, comentários e informações jornalísticas que sejam de interesse do repórter, produtor ou editor.

Atenção: A assessoria de imprensa para advogados só alcança resultados consistentes quando se baseia em estratégias de conteúdo com real valor jornalístico. Isso significa que o advogado não deve ser apresentado apenas como alguém que quer divulgar seu nome, mas sim como uma fonte confiável de informação sobre temas de interesse público.

Para isso, o assessor de imprensa precisa identificar pautas atuais ou atemporais que despertem o interesse dos jornalistas e da sociedade, oferecendo o advogado como especialista que pode explicar, analisar e contextualizar o assunto — com isenção, clareza e conhecimento técnico.

É esse viés informativo, educativo e socialmente relevante que faz com que o conteúdo seja aceito pela imprensa e, consequentemente, atinja um público muito maior. Sugestões de reportagens, convites para entrevistas e artigos de opinião devem sempre priorizar o aspecto noticioso e evitar qualquer tom publicitário ou promocional.

Quando essa lógica é bem aplicada, o advogado conquista visibilidade qualificada, fortalece sua autoridade no mercado e, ao mesmo tempo, respeita os limites éticos impostos pela OAB quanto à exposição na mídia que deve sempre ter interesse informativo ao invés de comercial.

Clique aqui para ler o nosso guia completo a respeito desta estratégia.

Anúncios para advogados nas redes sociais

Para advogados que desejam investir em marketing digital, Facebook e Instagram são plataformas essenciais que oferecem oportunidades de alcance significativo e segmentação precisa.

A primeira etapa na criação de campanhas publicitárias eficazes é estabelecer metas claras. Essas metas podem variar desde aumentar o reconhecimento da marca até gerar leads qualificados. Uma definição precisa dessas metas facilitará a criação de anúncios alinhados com os objetivos gerais do escritório de advocacia.

Após definir as metas, o próximo passo é identificar o formato de anúncio adequado. Facebook e Instagram oferecem uma variedade de opções, incluindo anúncios em imagem, vídeo, carrossel e stories.

Já o LinkedIn, além de ser uma rede voltada ao público profissional, o LinkedIn oferece uma personalização avançada para anúncios. Ao investir em tráfego pago no LinkedIn, é possível direcionar suas campanhas para pessoas com cargos específicos, como diretores, gerentes ou executivos de empresas.

Isso permite que advogados direcionem suas campanhas para tomadores de decisão que têm real interesse nos serviços jurídicos oferecidos.

Clique aqui para ler o nosso guia completo com estratégias para anúncios ainda em outras redes sociais.

Regras da OAB para o marketing digital

E o terceiro e último tema que separamos para este resumo se trata das regras impostas hoje pela OAB para o investimento em marketing jurídico por parte de advogados e escritórios de advocacia.

O debate sobre o marketing para advogados no Brasil envolve muito mais do que estratégias de divulgação. Ele toca em questões éticas, sociais e institucionais que moldam a imagem da advocacia perante a população. Em um cenário cada vez mais digital, é natural que esse tema desperte opiniões divergentes.

As regras da OAB para marketing digital foram criadas com o objetivo de proteger a dignidade da profissão e evitar abusos. No entanto, à medida que a tecnologia avança e os hábitos de consumo mudam, torna-se necessário refletir se essas normas ainda são compatíveis com a realidade do mercado e com as necessidades do cidadão.

Mais do que escolher entre rigidez ou liberdade total, o caminho pode estar no equilíbrio. Um modelo que preserve os valores essenciais da advocacia, mas que também permita inovação e visibilidade, pode beneficiar tanto os profissionais quanto a sociedade.

O marketing para advogados, quando bem orientado, pode ser uma ferramenta legítima de aproximação, educação e acesso à justiça. E que traz muito resultados, traz visibilidade e novos clientes e destaca um escritório de advocacia dos demais.

Clique aqui para ler o nosso texto com os prós e contras de o marketing jurídico ser regulado no Brasil.

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E se tiver interesse, confira também a nossa lista atualizada com todos os rankings jurídicos para se candidatar em 2025.