Marketing Jurídico: Inbound e Outbound Marketing [Qual é o melhor?]
Entenda como o marketing de atração demanda menos investimento e conta com resultados qualificados, mas não exclui a outra estratégia
Gandini Comunicação Jurídica
3/20/20248 min read
Ao decidir qual estratégia de marketing jurídico adotar, é importante entender as diferenças entre o inbound marketing e o outbound marketing e avaliar qual delas é mais vantajosa para o seu escritório de advocacia.
O outbound marketing é o formato tradicional e mais conhecido por todos. Faz parte do nosso dia a dia acessar as redes sociais e se deparar com um anúncio em meio ao feed. Já o marketing de atração, por sua vez, é uma técnica moderna e faz com que os clientes potenciais é que procurem pelo advogado ou escritório de advocacia.
O blog da Gandini Comunicação Jurídica elaborou um resumo para te auxiliar na escolha de qual caminho seguir. O interessante é que nenhuma das duas técnicas exclui a outra.
Confira logo abaixo.
Sumário
1. O que é o Outbound Marketing?
2. E o que é o Inbound Marketing?
3. Qual é a melhor técnica?
4. Qual é o melhor canal de inbound marketing jurídico?
5. O trabalho de marketing de conteúdo
5.1 A criação e a manutenção de blog
5.2 Texto técnico e estratégico
5.3 Contar com um profissional de confiança
6. Conclusão
1. O que é o Outbound Marketing?
Como dissemos, essa técnica consiste no marketing mais tradicional e conhecido. É a estratégia de buscar os clientes de forma direta. Exemplos são peças publicitárias na televisão, anúncios nas redes sociais e as conhecidas e indesejadas ligações de telemarketing.
Atenção: É preciso lembrar ainda que os advogados lidam com regras por parte da OAB que limitam o outbound marketing. Uma ação mais comum é investir em mídia paga (Google Ads).
Trata-se de uma área do marketing eficaz, mas que é dependente do investimento feito nela. Os resultados param de chegar assim que você suspende os anúncios, por exemplo.
Contudo, a estratégia é bem diferente no caso do marketing de atração.
2. O o que é o Inbound Marketing?
Já o marketing de atração, por sua vez, atrai os clientes para que eles cheguem até você. A isca é o conteúdo relevante que é apresentado a ele por meio da sua marca.
A solução de marketing jurídico mais promissora hoje para advogados e escritórios de advocacia é criar um blog e atrair clientes potenciais (leads) a partir das buscas no Google.
Um post explicativo sobre como pedir a revisão da sua aposentadoria, por exemplo, é encontrado nas buscas por segurados do INSS que necessitam dessa informação.
O resultado é atrair essas pessoas que tem um problema que pode ser solucionado pelo seu serviço. Além da captação de clientes, manter textos com orientações jurídicas eleva a autoridade da sua marca aos olhos de quem chega até o seu site.
Um ponto importante é que os resultados seguem mesmo que o investimento seja cessado já que os textos do blog continuam ranqueados nos sites de busca.
Os textos publicados no blog podem ser reunidos em ebooks gratuitos. Eles são oferecidos aos clientes potenciais que fazem o download após preencherem formulário de contato. Trata-se de uma estratégia que amplia o banco de e-mails e de números de WhatsApp utilizado pelo advogado ou escritório para prospectar.
Outros exemplos de canais utilizados no marketing de atração são as redes sociais como o Instagram, Facebook, YouTube e TikTok. Advogados podem se relacionar com os seus possíveis clientes não apenas por meio de textos e imagens, mas com vídeos falando diretamente para quem necessita de auxílio jurídico. É estratégico utilizar diversos canais ao mesmo tempo.
Atenção: O LinkedIn é uma rede social voltada a empresas. Portanto, não é eficaz para atrair clientes para escritórios que buscam a pessoa física, a exemplo dos focados em Direito Previdenciário e Trabalhista.
Confira as principais vantagens do marketing de atração para advogados e escritórios de advocacia:
Alto ROI (Retorno sobre o Investimento);
Ciclo de vendas: o cliente te indica para outras pessoas ou mesmo volta a fechar negócio;
Constrói banco de contatos para enviar e-mails ou prospectar de outras maneiras;
Automação por meio de plataformas como a RD Station; e
É possível segmentar e personalizar essas campanhas
Por fim, uma das principais vantagens do inbound marketing jurídico ainda é a capacidade de construir um relacionamento de confiança com os potenciais clientes. Ao oferecer conteúdo útil e educativo, o escritório de advocacia se posiciona como uma autoridade no assunto e ganha a confiança dos consumidores.
Além disso, essa abordagem permite segmentar o público-alvo de forma mais precisa, atingindo pessoas que estão realmente interessadas nos serviços jurídicos oferecidos.
O relacionamento inclusive é uma das etapas fundamentais do chamado "funil de vendas", o desenho que ilustra o caminho do potencial cliente (lead) desde a sua atração até ele ser convertido em cliente. Você pode ler aqui para ler um texto do blog a respeito desse assunto.
3. Qual é a melhor técnica?
Explicadas as diferenças entre esses dois formatos, é possível concluir que o inbound marketing é uma área moderna e muito mais vantajosa do que a captação de clientes tradicional. Ele é excelente para obter os melhores resultados quando escolhida a melhor estratégia e operada da melhor forma.
Entretanto, isso não significa que o outbound marketing seja ineficaz. Ele é ainda é útil como auxiliar do marketing de atração. É possível criar anúncios no Google para atrair tráfego para os textos de um blog ou impulsionar posts nas redes sociais.
O outband marketing é interessante principalmente no início de um trabalho de marketing jurídico de atração quando você acabou de criar um blog ou perfis de redes sociais, por exemplo. Iniciar uma campanha de tráfego pago irá acelerar o aumento da audiência dos seus canais. Esse crescimento irá seguir ainda de forma orgânica, ou seja, por meio das técnicas de inbound marketing.
4. Qual é o melhor canal de inbound marketing jurídico?
A resposta dessa pergunta depende do momento e dos objetivos de cada advogado ou escritório. É necessário definir uma estratégia. Entretanto, é um fato que a manutenção de um blog com orientações jurídicas tem cada vez mais se popularizado entre quem busca a pessoa física como cliente.
Oferecer as orientações jurídicas é interessante principalmente para escritórios focados em áreas como o Direito Previdenciário, Trabalhista, Civil, do Consumidor, da Família, entre outros.
O primeiro desses ramos é onde essa estratégia mais tem se destacado como um caminho para conquistar clientes e aumentar a autoridade da sua marca sobre a área do Direito em que atua.
É nesse contexto que o site de um dos escritórios de advocacia previdenciários do país que mais investem hoje em marketing de atração recebe em torno 388 mil visitas por mês de potenciais clientes.
Confira a seguir exemplos de leads que são atraídos por textos com orientações jurídicas oferecidas no blog do site de um escritório:
• O aposentado que não sabe como pedir a revisão do benefício;
• O trabalhador que busca a equiparação salarial;
• O consumidor que quer a devolução do dinheiro pago por produto ou serviço
Veja abaixo alguns exemplos de assuntos para um blog de quem atua com foco em Direito Previdenciário:
Como faz para se aposentar pela aposentadoria especial?
Quem tem direito à Revisão da Vida Toda?
Quem tem direito à pensão por morte? Como conseguir?
Auxílio-acidente do INSS: o que é, como funciona e quem tem direito
Quais as regras da aposentadoria por invalidez?
Também é possível pensar em temas mais gerais:
Aposentadoria em 2024: o que mudou e como se aposentar mais rápido
Revisão da aposentadoria no INSS: como pedir e como funciona?
Portanto, os temas dos textos no blog devem oferecer as respostas aos problemas vividos pelas pessoas que são clientes potenciais do seu negócio.
5. O trabalho de marketing de conteúdo
Outro ponto importante que é preciso ter em mente é que o inbound marketing demanda o auxílio de um profissional especializado.
O trabalho vai muito além da redação e publicação de textos. É necessário um sólido conhecimento jurídico por parte do profissional responsável para que não haja risco de os textos serem publicados com informações incorretas ou imprecisas.
5.1 A criação e a manutenção de blog
Há um passo a passo para dar vida e manter o blog. Veja abaixo:
• Análise do site do advogado ou do escritório;
• Adequações com relação ao código do site e às mudanças necessárias para melhor ranqueamento no Google;
• Instalação de pop-ups e criação de formulários para visitantes deixarem os seus contatos;
• Criação ou adequação de página de blog no site;
• Redação e aprovação de e-mails automatizados para os leads que se cadastram no site;
• Produção e publicação regular dos textos;
• Análise constante do funil de vendas do site por meio de plataformas como a RD Station: atração dos potenciais clientes, relacionamento, venda e pós-venda; e
• Ciclo de vendas: fidelização do cliente para a adquirir serviço ou fazer a indicação do escritório para outros leads
5.2 Texto técnico e estratégico
Quando pensamos em um blog de inbound marketing jurídico, não se trata de qualquer conteúdo. Ele deve contar com textos otimizados para SEO (Search Engine Optimization).
São utilizados neles elementos neles que estimulam o Google a ranquear os textos do blog entre os primeiros resultados das suas buscas.
Confira alguns exemplos:
• Palavras-chave que remetem às pesquisas que são feitas pelo lead;
• Links que remetem para o próprio site e para fora dele;
• Uso de títulos, intertítulos e listas;
• Parágrafos de no máximo 4 linhas;
• Conteúdo relevante: a qualidade do texto é fator muito importante para os motores de busca do Google; e
• Elementos no código do site (Exemplos: título da página e heading tags)
5.3 Contar com um profissional de confiança
Textos otimizados para SEO costumam ser redigidos por jornalistas, profissionais de relações públicas ou publicitários.
Como já observamos, trata-se de uma estratégia que vai muito além da redação de textos e é fundamental que seja operada por um profissional técnico e experiente no tema.
Um erro comum é profissionais com pouca expertise escreverem os textos com um excesso de palavras-chave com o objetivo de acelerar o ranqueamento no Google. Contudo, há um risco de o motor de busca identificar essa prática.
Atenção: Chamada de “black hat”, ela pode ser punida até com o banimento do nome do advogado ou do escritório das buscas do Google. É um ótimo exemplo de como a redação SEO deve estar a cargo de um profissional especializado.
6. Conclusão
Em resumo, o inbound marketing jurídico oferece diversas vantagens em relação ao outbound marketing tradicional. Ao adotar essa abordagem, os escritórios de advocacia podem construir relacionamentos duradouros com os potenciais clientes, segmentar o público-alvo de forma mais precisa e obter resultados interessantes a um custo mais acessível.
No entanto, é importante considerar as características do seu público-alvo e avaliar a melhor estratégia de marketing jurídico para o seu escritório.
Se você é um advogado ou possui um escritório de advocacia, considere adotar o inbound marketing jurídico como estratégia para impulsionar seu negócio e se destacar em um mercado competitivo como o jurídico. Ao seguir as melhores práticas e contar com o apoio de profissionais especializados, você estará no caminho certo para alcançar o sucesso e conquistar resultados significativos.
Um ótimo ponto importante é que, quando pensamos na estratégia do blog, a oportunidade está no fato de que poucos advogados e escritórios ainda se utilizam dela se pensarmos no universo de bancas de advocacia existentes no Brasil. Desse modo, é promissor fazer esse investimento antes da concorrência.
E seja qual caminho for escolhido, saiba que você pode contar com a Gandini Comunicação Jurídica.
A nossa missão é atrair novos clientes para o seu negócio e aumentar a autoridade da sua marca. Entre em contato conosco. Estamos à disposição para te auxiliar a ampliar a sua carteira de clientes.
Redes sociais
Acompanhe o nosso canal de dicas de Marketing Jurídico no WhatsApp
(11) 95732-9248
/gandini-comunicacao-juridica
@gandinicomunicacao