Dicas de marketing digital para advogados [Resumo Nº 15]
Confira as dicas mais recentes a respeito de temas como entrevistas dos advogados para a imprensa e as regras da OAB com relação a cartões de visita
RESUMO SEMANALASSESSORIA DE IMPRENSACÓDIGO DE ÉTICA
Gandini Comunicação Jurídica
4/23/20255 min read


Olá!
A Gandini Comunicação Jurídica publica todos os dias diversas dicas de marketing para advogados aqui neste blog. Contudo, em meio à rotina atribulada, pode ser que você tenha perdido uma delas.
É por isso que também elaboramos um resumo semanal com as principais dicas de marketing jurídico que destrinchamos recentemente aqui neste espaço.
Para esta edição desse resumo, separamos os temas abaixo:
Continue lendo para saber como planejar e executar uma estratégia eficiente e com excelência para o seu escritório.
O que o advogado pode colocar no cartão de visita?
Na semana passada, explicamos aqui no blog como o marketing digital para advogados envolve uma série de estratégias para atrair e fidelizar clientes por meio da presença online. No entanto, mesmo no ambiente digital, é essencial que todos os materiais institucionais respeitem as normas do Código de Ética da OAB, incluindo um item muitas vezes negligenciado: o cartão de visitas.
Atenção: Esse pequeno material de apresentação também deve seguir regras específicas, evitando práticas que possam configurar captação indevida de clientela ou violação da imagem da advocacia.
De acordo com o Código de Ética da OAB, é permitido incluir no cartão de visitas algumas informações básicas, como o nome ou nome social do advogado, o número de inscrição na OAB, o nome da sociedade de advogados, número de telefone, endereço físico ou eletrônico e até um QR Code.
Esses dados têm caráter informativo e ajudam na comunicação com o cliente, sendo importantes também dentro de uma estratégia de marketing digital para advogados bem estruturada.
Por outro lado, é vedado o uso de fotografias pessoais ou de terceiros no cartão de visitas, bem como a menção a cargos, funções ou empregos, seja no presente ou no passado, em qualquer órgão ou instituição. A única exceção permitida é para advogados que também são professores universitários, que podem indicar essa informação. Essas restrições visam evitar o personalismo excessivo e manter a sobriedade exigida pela atividade jurídica.
No contexto do marketing digital para advogados, é importante que a identidade visual, incluindo o cartão de visitas, esteja alinhada com os princípios éticos da profissão. Isso significa que o design pode ser moderno e atrativo, mas sempre discreto e profissional. Evitar elementos que possam ser considerados promocionais ou apelativos é fundamental para não infringir as normas da OAB.
Ao construir a presença de um escritório de advocacia na internet, cada detalhe importa — inclusive o cartão de visitas. Ele deve ser tratado como uma extensão da estratégia de marketing digital para advogados, reforçando a credibilidade do profissional e transmitindo confiança.
Quando utilizado corretamente, dentro dos limites éticos estabelecidos, o cartão se torna mais do que uma formalidade: passa a ser uma ferramenta eficiente de relacionamento e posicionamento no mercado jurídico.
Assessoria de imprensa para advogados
Também abordamos aqui no blog, na semana passada, como as aspas são citações diretas de advogados em uma reportagem usadas para transmitir opiniões, insights ou informações relevantes. São as declarações concedidas pelos profissionais de advocacia aos jornalistas para comentar ou explicar determinado assunto.
Veja exemplos de citações comuns de clientes da Gandini Comunicação Jurídica:
Mayra Sampaio, advogada trabalhista e sócia do Mayra Sampaio Advocacia e Consultoria Jurídica, comentou a respeito de ação que tramita no TST e trata do controle da empresa com relação à ida do trabalhador ao banheiro durante o expediente. “Apesar de aumentar os custos para as empresas, a medida tem potencial para impedir práticas abusivas e proporcionar maior segurança jurídica”, avalia a advogada. Fonte: Valor Econômico
Erick Magalhães, advogado trabalhista e sócio do Magalhães e Moreno Advogados, afirma que é como se o trabalhador estivesse demitindo a empresa por justa causa: "É como se o trabalhador pedisse uma justa causa para a empresa. A modalidade de se rescindir o contrato nas vias usuais é a empresa mandando o trabalhador embora, ou ele pedindo demissão. Então chama-se rescisão indireta porque é o trabalhador, por um justo motivo, que está previsto na lei, rescindindo o contrato." Fonte: UOL
"Entrar com o processo pode ser uma ótima escolha para o consumidor uma vez que que é interessante não apenas para reter o ressarcimento, como também conseguir um dano moral, uma vez que o dano moral não vai ser pago sem a Justiça, mas também para forçar as empresas no cunho educativo do dano moral", afirmou a advogada consumerista Brisa Nogueira em entrevista à TV Globo a respeito de casos de cancelamento de voo.
Dica: Ao darem entrevistas, os advogados devem buscar dar declarações que facilmente possam ser destacadas nas matérias. Uma fala repleta de vírgulas, por exemplo, é mais difícil de ser destacada principalmente na mídia impressa.
Além disso, é interessante investir em frases de efeito sem que se perca o conteúdo e caia no sensacionalismo. Os repórteres e editores também têm preferência por declarações mais opinativas do que somente informativas ou descritivas.
Fornecer as "aspas", ou seja, dar declarações aos jornalistas, tem sido cada vez mais fácil! Clique aqui para ler o nosso guia completo a respeito deste assunto.
Rankings jurídicos para advogados
Por fim, trouxemos recentemente aqui no blog a lista completa de quais publicações podem receber candidaturas neste ano de advogados e escritórios de advocacia brasileiros.
Atenção: Os casos apresentados devem ser dos últimos 12 meses, concluídos ou em andamento. Além disso, precisam demonstrar sofisticação e inovação, seja por novas legislações aplicadas, relevância dos clientes ou complexidade da atuação.
O Chambers and Partners especificamente conta com um rigoroso processo de pesquisa, incluindo a consulta a referees (clientes e pares do mercado). Os escritórios recebem notificações sobre o ciclo de pesquisa e podem acompanhar as respostas em tempo real pela Profile Platform, disponível mediante assinatura.
A escolha do ranking ideal depende do posicionamento do escritório. Algumas plataformas têm um enfoque global, enquanto outras são especializadas em setores específicos ou regiões. Contar com uma assessoria especializada ajuda na candidatura e aumenta as chances de reconhecimento.
Participar de rankings jurídicos fortalece a marca e potencializa o marketing digital para advogados. Estar bem posicionado melhora a autoridade no mercado e amplia oportunidades de negócios. Avaliar as opções disponíveis e estruturar uma candidatura estratégica são passos essenciais para 2025.
Clique aqui para ler a lista completa e atualizada.
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E se tiver interesse, leia também o nosso guia completo sobre como integrar landing pages para advogados com um perfil da plataforma Google Meu Negócio.
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