Quanto custa investir em marketing jurídico em 2026?

Saiba como o investimento em marketing para advogados pode ser acessível hoje para qualquer escritório e advogado autônomo que deseja crescer

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Arthur Gandini, diretor da Gandini Comunicação Jurídica

1/3/20266 min read

Imagem com gráfico em colunas e flecha indicando crescimento
Imagem com gráfico em colunas e flecha indicando crescimento

Uma velha máxima entre os profissionais de comunicação é saber que esse setor, infelizmente, é um dos primeiros a serem deixados de lado quando uma empresa corta gastos ou tem receio de efetuar novos investimentos.

Faz parte do dia a dia dos profissionais da área buscar demonstrar como esse é um erro fatal que leva a uma série de problemas recorrentes e a outras consequências como o negócio estagnar ou seguir perdendo clientes.

Um pensamento comum quando um escritório de advocacia cogita investir em marketing jurídico é imaginar que precisará mobilizar recursos grandiosos demais e que o investimento não valerá a pena.

Contudo, as duas premissas não correspondem à realidade. E os advogados e escritórios que investem em marketing digital e em relações públicas têm cada vez mais alcançado ótimos resultados com o melhor retorno sobre o investimento a depender da estratégia que é utilizada.

Atualizamos agora para o ano de 2026 o nosso guia com as mais diversas estratégias de marketing jurídico para cada objetivo, assim como uma explicação das suas lógicas de investimento e resultados.

Continue lendo e entenda melhor.

Quanto custa investir em marketing jurídico?

Essa área pode ser dividida entre três tipos de estratégias: o outbound marketing, o marketing de atração e as relações públicas corporativas.

Outbound marketing

Trata-se da forma mais tradicional e conhecida na qual o advogado ou escritório de advocacia busca os seus potenciais clientes de uma forma ativa. A estratégia mais comum no mercado jurídico é criar anúncios no Google Ads que atraiam tráfego para uma landing page. Do mesmo modo, também é possível promover campanhas por meio de posts nas redes sociais.

Atenção: Aqui falamos de um investimento com resultados a curto prazo e que está atrelado aos recursos investidos nos anúncios. É interessante para os advogados e escritórios que desejam conquistar novos clientes de forma rápida.

O custo para a criação de uma landing page costuma ser fixo, enquanto, a gestão de tráfego dos anúncios demanda um investimento tanto no trabalho em si como no impulsionamento de anúncios.

Trata-se de uma estratégia de marketing jurídico com um investimento maior em comparação com outras, principalmente com a popularidade da plataforma Google Ads que têm elevado o custo de impulsionamento para que anúncios tenham um bom desempenho. Contudo, a vantagem dessa estratégia são os resultados a curto prazo para a captação de clientes.

Inbound marketing para advogados

O marketing de atração, por sua vez, é um formato mais moderno de marketing jurídico que busca atrair os clientes até você por meio das buscas feitas por potenciais clientes no Google e nas redes sociais.

Essa estratégia envolve a criação de artigos com orientações jurídicas, conteúdo para as redes sociais, o gerenciamento de perfil no Google, produção de vídeos para o YouTube, a distribuição gratuita de ebooks, entre outros canais.

Trata-se de um investimento com resultados a médio e longo prazo e com um excelente ROI (Retorno sobre o Investimento). É a melhor estratégia para quem deseja construir um processo sólido e duradouro para ampliar a carteira de clientes.

Outra vantagem é que se trata de uma estratégia que demanda investimento muito menor em comparação com a gestão de tráfego. Além disso, mesmo que seja paralisada a produção de conteúdo, o canal de seu escritório segue bem ranqueado no Google e atraindo buscas de potenciais clientes. O mesmo vale para as suas redes sociais.

Aqui falamos de uma situação bem distinta de uma estratégia com base em anúncios. Assim que uma campanha paga é paralisada, o advogado ou escritório têm cessado o fluxo de novos leads interessados em contratar o advogado ou escritório.

Importante: E a criação de site e o gerenciamento de redes sociais não têm como resultado apenas a atração de possíveis clientes. Também promovem um trabalho institucional do negócio jurídico para reforçar a sua credibilidade e o peso da sua marca.

Fortalecer a marca do advogado em 2026

Por fim, vamos ao terceiro pilar no qual podemos dividir o marketing voltado à advocacia. As estratégias que mencionamos anteriormente têm como principal foco a conquista de novos clientes.

Contudo, também é fundamental que os advogados e escritórios de advocacia façam um trabalho de comunicação institucional para fortalecer a sua marca e também, diretamente ou indiretamente, conseguir novos contratos.

Assessoria de imprensa para advogados em 2026

A melhor forma de fazer isto é inserir o nome de um advogado ou escritório de advocacia em artigos e reportagens na mídia. A assessoria de imprensa com foco na advocacia consiste em trabalhar o relacionamento dos advogados e escritórios com repórteres e editores dos principais veículos brasileiros.

Passar a ser um articulista da imprensa traz reconhecimento e credibilidade e é a única estratégia hoje de marketing jurídico com risco zero de ser considerada publicidade pela OAB. Isto pode ser um ponto de virada na carreira do advogado e na história de um escritório!

Com relação ao investimento, o custo costuma ser variado a depender do volume de trabalho e de inserções na mídia, mas menos custoso que estratégias com foco direto na captação de clientes.

Posicionamento estratégico em 2026 para advogados

Ainda dentro do fortalecimento da marca de um advogado ou escritório de advocacia, veja abaixo três ferramentas de marketing na advocacia muito importantes e estratégicas:

  • Assessoria para rankings jurídicos em 2026: Cada vez é mais comum que empresas só contratem escritórios que contam com selos dos principais diretórios e é uma estratégica de longo prazo e com custo mais elevado em comparação com outras;

  • Visual Law e Legal Design: Trata-se da estratégia de simplificar os materiais de escritórios por meio de elementos visuais, com benefícios na prospecção ativa e com os clientes atuais. Não se trata de um investimento elevado em comparação com outras estratégias;

  • Atendimento comercial: E aqui está um gargalo de grande parte dos escritórios de advocacia! O que deve ser feito após a atração de leads (clientes potenciais)? Como transformar mensagens recebidas em contratos de fato? O valor de investimento varia entre estratégias que passam por um treinamento comercial até a terceirização efetiva do atendimento comercial de uma banca de advocacia.


Vale a pena investir em marketing jurídico em 2026?

Por fim, investir em marketing jurídico e na assessoria de imprensa é uma estratégia viável para advogados e escritórios de advocacia e também uma necessidade para se destacar em um mercado altamente competitivo.

Contrariando a ideia de que é um investimento dispendioso, a realidade é que as ferramentas digitais, como o Google Ads e o marketing de atração, oferecem opções acessíveis e eficazes para promover a visibilidade da empresa de forma ética e em conformidade com o Código de Ética da OAB.

Já a assessoria de imprensa é uma ferramenta fundamental para alavancar a carreira do operador de Direito e a credibilidade do seu escritório. Claro, é importante que seja adotada uma abordagem estratégica. Consultando-se com agências de comunicação especializadas, os escritórios podem criar conteúdo relevante e valioso que atenda às necessidades do seu público-alvo.

Portanto, em vez de ser considerado um gasto desnecessário, investir em comunicação jurídica é uma estratégia inteligente que faz a diferença entre o sucesso e o anonimato, assim como entre o crescimento e o risco de um escritório não ter o futuro que foi imaginado.

Precisa de ajuda?

E se você necessitar do auxílio de uma agência de comunicação especializada que atende somente advogados e escritórios de advocacia, saiba que pode contar com a Gandini Comunicação Jurídica.

Entre em contato conosco! Contamos com diversas opções de investimento, elaboramos planos personalizados e oferecemos demonstrações gratuitas.

Com atuação presencial em São Paulo (SP) e Brasília (DF) e atendimento online para todo o Brasil, oferecemos uma prestação de serviço personalizada para cada advogado e escritório.

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E se tiver interesse, leia também o nosso guia completo sobre como a assessoria de imprensa para advogados evita que contratos sejam perdidos por escritórios de advocacia.