Marketing digital: o advogado deve disparar newsletters?

Entenda a utilidade e os resultados que podem ser alcançados por meio dessa ferramenta que se encaixa tanto no outbound como no inbound marketing jurídico

Gandini Comunicação Jurídica

4/8/20246 min read

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Quem nunca recebeu uma newsletter no seu e-mail?

O disparo e o recebimento desse tipo de conteúdo é muito comum no dia a dia de cada um. Contudo, utilizá-lo de uma forma estratégica, nem tanto.

É nesse sentido que o disparo de newsletters é muito interessante como uma ação de marketing jurídico para os advogados e escritórios de advocacia que optam por mergulhar no mundo do marketing digital para ampliar a sua carteira de clientes. É um mergulho prazeroso e que traz ótimos resultados.

Elaboramos o resumo a seguir como um guia definitivo de como utilizar a newsletter para prospectar clientes.

Confira a seguir.

O que é uma newsletter?

Antes de tudo, é importante entender no que exatamente consiste essa ferramenta de comunicação jurídica.

Trata-se de um boletim informativo regular enviado por e-mail para uma lista de assinantes interessados. E pode conter uma variedade de conteúdos relevantes como artigos jurídicos, insights sobre casos recentes, dicas práticas, eventos do escritório e notícias do setor, entre outros.

A importância no marketing jurídico

Há diversos motivos para o advogado e escritório de advocacia se utilizar do disparo de newsletters.

Conexão direta com o público-alvo

A newsletter permite que os escritórios de advocacia se comuniquem diretamente com clientes em potencial, construindo relacionamentos sólidos e mantendo-os informados sobre as áreas de expertise da banca.

Posicionamento como autoridade

Ao fornecer conteúdo valioso e informativo, os escritórios de advocacia podem demonstrar sua experiência e conhecimento especializado em determinadas áreas do Direito, estabelecendo-se como autoridades confiáveis no setor.

Aumento da visibilidade online

Ao fornecer conteúdo de qualidade e relevância, as newsletters auxiliam os escritórios de advocacia a melhorarem a sua presença online. Isso pode resultar em melhores classificações nos mecanismos de busca, aumentando a visibilidade e a credibilidade da firma.

Fomento do engajamento

E a newsletter é uma oportunidade para interagir com os leitores, incentivando-os a participar de seus canais de comunicação a partir de comentários, compartilhamentos e feedbacks. Esse engajamento constrói uma comunidade em torno do escritório de advocacia, aumentando a fidelidade do cliente e o reconhecimento da marca.

Os diferentes públicos no marketing jurídico

É possível que o seu negócio, seja você um advogado autônomo ou o proprietário de um escritório, busque a pessoa física ou a jurídica como cliente.

Isso fará toda a diferença no conteúdo que vai abastecer as suas newsletters.

Inclusive, se você tiver interesse em se aprofundar no entendimento de qual é o seu público, clique aqui para ler um resumo que elaboramos sobre isso.

A pessoa física como cliente potencial

Esse público envolve uma newsletter que trabalhe bastante as questões emocionais e do dia a dia da pessoa que pode contratar os seus serviços jurídicos.

Conexão emocional

A newsletter pode ser uma ferramenta poderosa para estabelecer uma conexão emocional com clientes pessoa física.

Ao fornecer conteúdo relevante e útil como dicas jurídicas, informações a respeito de uma área do Direito e atualizações legais que impactam a vida cotidiana, os advogados podem demonstrar empatia e preocupação genuína pelo bem-estar de seus clientes.

Educação e empoderamento

Para clientes pessoa física, a newsletter pode servir como uma plataforma para educar e capacitar. Ao explicar termos legais complexos de forma acessível e oferecer orientação sobre como lidar com questões jurídicas comuns, os advogados podem ajudar os clientes a se sentirem mais confiantes e informados sobre seus direitos e opções legais.

Fidelização do cliente

Por meio de uma newsletter bem elaborada, os advogados podem manter um relacionamento contínuo com seus clientes pessoa física. Isso pode resultar em maior fidelidade do cliente e em referências boca a boca à medida que os clientes se sentem valorizados e cuidados mesmo após a conclusão de seus casos.

A empresa como cliente potencial

Já no caso do público composto pela pessoa jurídica, é importante que o advogado ou escritório tenha em mente que deve oferecer também um conteúdo voltado apenas ao meio empresarial.

Informações estratégicas

Para clientes pessoa jurídica, a newsletter pode fornecer informações estratégicas sobre questões jurídicas relevantes para o mundo empresarial. Isso pode incluir atualizações sobre legislação trabalhista, regulamentações empresariais e insights sobre como evitar litígios e proteger os interesses comerciais.

Gestão de riscos

Uma newsletter voltada para clientes pessoa jurídica pode ajudar a destacar a importância da conformidade regulatória e da gestão de riscos referentes à judicialização.

Atenção: Ao oferecer conselhos proativos sobre questões jurídicas que podem afetar o desempenho e a sustentabilidade dos negócios, os advogados se posicionam como parceiros estratégicos na proteção dos interesses da empresa.

Networking e parcerias

Além de fornecer informações, a newsletter para clientes pessoa jurídica pode ser uma ferramenta eficaz para networking e desenvolvimento de parcerias comerciais.

Ao compartilhar insights valiosos e estabelecer-se como especialistas em determinadas áreas do Direito Empresarial, os advogados podem atrair potenciais clientes corporativos e fortalecer relacionamentos com clientes existentes.

Outbound ou inbound marketing?

Uma discussão ainda interessante é em qual área do marketing se enquadra a estratégia do disparo de newsletters. Se o outbound maketing se caracteriza pela prospecção ativa de clientes, já o inbound marketing busca atrair os leads (potenciais clientes) até você.

O outbound marketing

Ao olharmos para essa área, vemos que ela é caracterizada pela abordagem proativa de um advogado ou escritório de advocacia na busca por clientes. Nesse sentido, o disparo de newsletter se alinha com essa definição.

Uma estratégia comum hoje entre os advogados e escritórios é pagar por anúncios no Google Ads para atrair visitantes para uma página no seu site.

Os escritórios de advocacia enviam ativamente e-mails informativos e promocionais para uma lista de contatos selecionada, com o objetivo de chamar a atenção dos destinatários e incentivá-los a agir, como agendar uma consulta ou visitar o site do escritório.

O marketing de atração

Por outro lado, o inbound marketing é mais focado em atrair clientes em potencial de forma orgânica, ou seja, utilizando conteúdo relevante e de alta qualidade para atrair e engajar o público-alvo.

Exemplos de ações nesse sentido são a divulgação de ebooks gratuitos, publicar orientações jurídicas no seu site, produzir vídeos para o Youtube, publicar conteúdo nas redes sociais e movimentar o seu perfil no Google.

Embora o disparo de newsletter possa parecer uma abordagem proativa típica do outbound marketing, ele pode ser integrado a uma estratégia de inbound marketing. Por exemplo, os escritórios de advocacia podem oferecer conteúdo educacional valioso em suas newsletters, como artigos jurídicos informativos e dicas práticas, com o objetivo de atrair leads qualificados e cultivar relacionamentos a longo prazo.

O que é importante você ter em mente

Independentemente de ser considerado outbound ou inbound marketing jurídico, o disparo de newsletters desempenha um papel crucial no marketing jurídico digital. Ele permite que os escritórios de advocacia comuniquem as suas mensagens de forma eficaz, que eles construam relacionamentos com clientes em potencial e demonstrem a sua experiência e a sua autoridade no universo jurídico.

No entanto, é importante que todas as estratégias de marketing jurídico estejam em conformidade com as regulamentações da OAB e o código de ética profissional.

A verdade é que o disparo de newsletters pode ser considerado tanto uma ferramenta de outbound quanto de inbound marketing jurídico, dependendo de como é implementado e integrado em uma estratégia de marketing mais ampla.

Independentemente da classificação, é fundamental que os advogados e escritórios de advocacia reconheçam o valor das newsletters como uma forma eficaz de se conectar com clientes em potencial, de modo que ofereceçam conteúdo valioso e fortaleçam a sua presença online no competitivo mercado jurídico.

Atenção: Além disso, invista em estratégias também que reforcem o peso da sua marca do ponto de vista institucional. Elas são fortes aliadas do marketing ao tornarem os sócios de um escritório de um escritório conhecidos na imprensa, por exemplo.

Conclusão

Investir em uma estratégia de newsletter bem planejada é essencial para os advogados e escritórios de advocacia que buscam se destacar no mercado atualmente.

Ao oferecer conteúdo valioso, em conformidade com as regulamentações da OAB, as newsletters não apenas aumentam a visibilidade online e a credibilidade do seu negócio jurídico, mas também fortalecem os relacionamentos com os clientes e te estabelecem como uma autoridade no setor jurídico.

Por fim, consultar uma agência de comunicação especializada em marketing jurídico pode ser um passo importante para criar uma newsletter eficaz e em conformidade com as regulamentações profissionais. Desse modo, lembre-se sempre que a Gandini Comunicação Jurídica está à sua disposição!

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